sábado, 6 de abril de 2024

O Fruto do Espírito – A Semente de Cristo – Benignidade – Parte 1

Você provavelmente ouviu isso ou, em alguns casos, disse o seguinte: “Ele está pedindo”. “Ela fez por merecer.” “Não suporto esse tipo de gente.” “Eles são simplesmente estúpidos.” “Vou ser bom para aqueles que são bons para mim." Ou “Vou tratar bem de quem gosta de mim”.

Estas são apenas algumas frases de como lidamos com pessoas de quem não gostamos. Elas são rudes e feias, e nós as desprezamos. Às vezes nem temos coragem de dizer essas palavras, mas temos os sentimentos.

O cristão deve ter uma atitude diferente. Em Gálatas 5:22-23, aprendemos sobre o Fruto do Espírito, e o próximo aspecto que aprenderemos é BENIGNIDADE, em algumas versões a palavra é traduzida como GENTILEZA. É exatamente o oposto do que acabei de mencionar acima.

A palavra pode ser definida como: “Gentileza, bondade, fácil, graciosa, melhor, bondade; uma bondade que é útil ou serviçal, virtude, beneficência".

"É uma doçura de temperamento, e especialmente para com nossos inferiores, que nos dispõe a ser afáveis e corteses, e fáceis de serem tratados quando alguém nos prejudica."

Na Bíblia aprendemos muitas lições sobre Benignidade ou Gentileza. Aqui está a primeira.

1 – Deus é o seu maior exemplo/padrão

A primeira coisa que precisamos entender é que Deus não é apenas o autor da benignidade, mas Ele é o exemplo máximo dela. Nosso Deus é benigno.

Benignidade é benevolência em ações como Deus demonstrou para com os homens. Uma vez que Deus é benigno para com os pecadores (conferir Rm 2:4; Ef. 2:7), o cristão deve exibir a mesma virtude (conferir 2 Coríntios 6:6; Cl. 3:12).

Isto é o que vemos nestes textos:

Somos capazes de mudar de vida e nos desviar da destruição e da condenação, não porque somos bons em nós mesmos, mas porque Deus é benigno para conosco. “Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? Romanos 2:4” Foi Sua bondade ou benignidade que mudou nossas vidas. Paulo diz que Sua benignidade nos leva ao arrependimento.

E não só isso, a vinda de Cristo Jesus para nos redimir é uma demonstração clara de quão benigno Deus é. Não merecíamos isso, viramos as costas para Ele, mas mesmo assim Ele enviou Seu Filho para nos resgatar. Isto é o que Paulo diz em Efésios: “para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Efésios 2:7”

Como você pode ver, a benignidade e a gentileza fazem parte do caráter de Deus, e Ele, por meio de Seu Espírito, decidiu plantar essa semente dentro de Seus filhos. Portanto, siga Seu exemplo e seja benigno e gentil.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: