sábado, 30 de dezembro de 2023

O Testemunho do Estalajadeiro – Parte 1

Um dos personagens que esteve envolvido no nascimento de Jesus, mas não ouvimos nada sobre ele é o dono da estalagem ou hospedaria. Você pode ler essa história em Lucas 2: 1-7. 

Hoje teremos o testemunho do dono da hospedaria. Vejamos o que ele tem a compartilhar sobre sua experiência naquele dia maravilhoso em que Jesus nasceu.

Aqui está ele:

"Oi pessoal. Por favordesculpe-me, mas não tenho muito tempo para falar com vocês, como podem ver, estamos muito ocupados aqui, e como podem ver, não temos mais espaço. 

Ouvi dizer que vocês querem saber sobre o nascimento de Jesus. Claro, posso compartilhar com vocês, minha experiência. Lembro-me disso. Foi uma época louca para todos nós em Belém. 

Como você deve saber em Belém não havia pousada, no sentido comercial. Normalmente, pessoas como eu construíam um quarto extra nas nossas casas e recebíamos convidados lá. Com algum dinheiro íamos construindo mais quartos e assim poderíamos ganhar mais dinheiro. O motivo é que aquela área, era muito perto de Jerusalém e muito movimentada durante as festas religiosas que aconteciam lá durante o ano.

Naquela época, tínhamos um evento especial acontecendo, o censo. Todo mundo tinha que se cadastrar em sua cidade natal. O evento trouxe muita gente para a cidade. Era a minha chance de ganhar um dinheiro extra.

Minha casa estava cheia de gente. Tínhamos pessoas nos quartos extras que construí. Tínhamos pessoas no nosso quarto, e tínhamos pessoas na nossa sala.

Lembro-me de um jovem casal, ela estava grávida, e o nome dele era José. Senti-me mal, mas não pude recebê-los em minha casa e ofereci o estábulo.

Meu estábulo era uma caverna onde os animais podiam ter alguma proteção durante o inverno. Eu também tinha esculpido uma manjedoura na parte interna da caverna para que os animais pudessem ser alimentados. O tempo estava quente, então colocamos os animais do lado de fora e os deixamos ficar dentro do estábulo.

Eram boas pessoas, muito simples. Eles não tinham muito dinheiro, então o estábulo era perfeito para eles e para mim.

Ouvi quando o bebê nasceu. Vi a comoção das senhoras indo lá para ajudá-las.

Naquela noite ouvi alguns pastores chegando e fazendo muito barulho, sobre aquele bebê. Eles estavam falando sobre Anjos que anunciaram que essa criança seria o Messias, o Senhor e o Salvador. Tentei acalmá-los, mas era impossível, eles estavam muito animados. Depois disso, as pessoas começaram a vir ver o bebê e sua família.

Talvez você queira saber por que eu não fui lá para ver o que estava acontecendo, ou por que eu não abri espaço para eles na minha casa. 

Deixe-me compartilhar com vocês minhas razões para ter Jesus tão perto da minha casa e, no entanto, fora dela."

Como você pode ver, é possível ter Cristo tão perto, mas ao mesmo tempo fora de nossas vidas.

Na próxima semana, o estalajadeiro dará continuidade ao seu testemunho.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: