sábado, 28 de outubro de 2023

Cinco Pedras para Enfrentar Seu Gigante – Coragem – Parte 4

Se você é um adolescente e um pastor, e decide enfrentar um guerreiro monstruoso, a primeira qualidade que você precisa em seu caráter é coragem. Se você não tiver coragem, você não vai enfrentar o gigante em sua vida.

Vejamos como Davi mostrou essa coragem.

3 – A CORAGEM EM AÇÃO

Davi, depois de todo o processo que vimos em nossos últimos artigos, conseguiu ter uma atitude positiva e tomar uma decisão importante para enfrentar esse Gigante. 

Quatro palavras marcam esta afirmação:

A.           Determinação – Talvez você possa chamá-la de força de vontade ou resolução. A atitude que diz: “Sim, eu quero fazer isso”; ou “Vamos fazê-lo;” ou “Deixa comigo”.

“1Sam. 17:32 Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu.”

B.            Ousadia – Podemos defini-la como uma autoconfiança. Aqui ele está dizendo: “Eu posso fazer isso, eu fiz antes, e eu posso fazer de novo.”

“1Sam. 17:36 O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.”

C.           Destemido – Essa atitude é marcada pelo atrevimento e intrepidez. É falar com firmeza: “Eu não tenho medo dele”. Davi pensou: “Algumas pessoas acham que ele é muito grande, olha o tamanho dessa cabeça, eu não posso errar!”

“1 Sam. 17:37 Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo.”

D.           Impudência – O que significa uma audácia, insolência e desacato. Davi conversou com Golias como se ele fosse do mesmo tamanho. Chamava-o de incircunciso e outros nomes. Eis o que ele disse a Golias antes de matá-lo:

“1Sam. 17:46 Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel.”

A coragem é a primeira pedra que precisamos para enfrentar o nosso gigante.

Agora, aqui está uma questão muito importante. Seria prudente encontrar a resposta para esta pergunta. Por que Davi pegou cinco pedras lisas do riacho?  Talvez ele tenha pensado que, caso errasse o Gigante, teria um reserva.

Acho que é a coragem dele. Esta é apenas a minha opinião. Em 2Samuel 21:15-22 aprendemos que durante sua vida havia outros quatro gigantes daquela região de Gate, descendentes dos Rafain,um deles era irmão de Golias. Acredito que Davi pegou cinco pedras caso os outros quatro gigantes aparecessem. Ele, então, estaria preparado para eles.

Ora, isso é coragem!

Você tem essa pedra no alforje? Você precisa dessa pedra?

Talvez você não saiba, mas Deus através de muitas circunstâncias em sua vida tem te preparado para enfrentar o gigante que você está enfrentando agora. Ou talvez este seja apenas o treinamento para o verdadeiro gigante que está chegando.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: