sábado, 24 de junho de 2023

Damasco – O Caminho do Ódio – Parte 2

         Jesus, é o único que pode nos ajudar a lidar com o ódio. Em nossa série sobre Encontros com o Cristo Ressuscitado, chegamos no caminho de Damasco. Foi aí que o apóstolo Paulo teve um encontro com Jesus. Em nossa última meditação, começamos a olhar para a anatomia do ódio. Você pode ler essa história em Atos 22:1-16. Hoje vamos continuar essa jornada.

1 – A Anatomia do Ódio

– É blasfemadora – O quarto aspecto na anatomia do ódio é a mentalidade sobre com quem eles estão lutando. Não importa se Deus está envolvido no processo, eles irão contra Deus e dirão e farão qualquer coisa para destruí-Lo. Eis o que Paulo escreveu sobre isso: 

1Tm 1:13 a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.”

Paulo, nesse texto, confessa a Timóteo que ele era um blasfemador. Ele tinha uma ideia de Deus e de Sua Palavra totalmente diferente da realidade. E ele foi franco sobre isso.

Toda vez que afirmamos algo sobre Deus que vai contra as Escrituras, nos colocamos nessa mesma categoria.

E – Usará qualquer arma disponível – O ódio usará qualquer arma disponível. Esse é o quinto aspecto da analogia do ódio. Foi o que Paulo fez com seu ódio, usou tudo o que tinha em mãos.

“1Tm 1:13 a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.”

“Atos 8:1 E Saulo consentia na sua morte. Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e Samaria.”

Atos 9:1 Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. Dirigiu-se ao sumo sacerdote”

Violência, morte, prisão, e não só para com homens, mas também mulheres. Este último versículo é muito interessante porque descreve o estado de espírito de Paulo com a frase: “Saulo, respirando ainda ameaças e morte...”, sua intenção era fazer com que todos eles desaparecessem.

2 – As Razões do Ódio

Depois de aprender como o ódio se manifesta, vamos aprender os principais motivos para isso. Por que as pessoas odeiam? Na experiência de Paulo, detectamos três razões principais para o ódio:

A – Pecado – O primeiro é o pecado. Paulo se diz o pior pecador, por causa da perseguição da igreja. 

"1Tm 1.15 Eis um ditado fidedigno que merece plena aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores – dos quais eu sou o pior."

Há algo na igreja de Cristo que faz qualquer tentativa de destruí-la, um dos piores atos que um ser humano pode fazer. Nossa natureza pecaminosa desencadeará em nós ódio contra as pessoas. 

 Ignorância – A segunda razão é a ignorância. Odiamos o que não conhecemos. Eis o que Paulo confessou a Timóteo:

1Tm 1:13 a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.”

Às vezes, a gente nem está com vontade de aprender, a gente não sabe, a gente não gosta, ponto final.

– Incredulidade – Finalmente, a última razão para o ódio que encontramos na experiência de Paulo é a incredulidade. Ele não acreditava em Cristo e nas Escrituras.

1Tm 1:13 a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.”

Ele tinha em mente uma explicação muito boa para todos aqueles textos sobre o Messias, e eles não podiam e não iriam se encaixar no perfil de Jesus.

Como você pode ver, o ódio contra Deus, Jesus e Sua igreja tem a intenção de destruí-los ou removê-los totalmente de nossas vidas, e para conseguir isso as pessoas usarão tudo o que está à sua disposição.

Também vimos que o pecado, a ignorância e a incredulidade são o terreno fértil para o ódio.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: