sábado, 4 de fevereiro de 2023

A Graça Visível, Incontrolável e Incontestável – Parte 2

            “Favor imerecido”. Como você sabe, essa é a melhor definição de graça. Deus decide e realiza atos de misericórdia em nossas vidas, sem a nossa participação e sem que nós os mereçamos. 

Nosso Deus realmente é um Deus misericordioso e compassivo. Em Lucas 14:1-6, temos uma história interessante sobre essa maravilhosa graça que vem de Jesus. Em nosso último artigo, vimos o primeiro aspecto da graça. A graça não está escondida.

Esta história nos fala sobre um homem que aparece em uma festa onde Jesus era um convidado. O jantar foi no sábado. Algumas pessoas acreditam que o homem doente era uma isca para fazer Jesus curá-lo e, dessa forma, quebrar a Lei.

Nesta meditação veremos mais duas características da maravilhosa graça de Cristo.

2 – A Graça Incontrolável – A segunda lição que aprendemos sobre a graça de Deus nesta história é que ela é incontrolável. Você não pode escondê-la e não pode controlá-la. Quando Jesus decide fazer algo de bom, ninguém pode detê-lo.

Jesus poderia evitar a cura, ou pelo menos esperar outro dia, para que Ele não se metesse em problemas, mas a graça de Deus é incontrolável.

Claro, Ele sabia que o cara não estava do Seu lado. O cara era apenas uma isca para colocar Jesus em apuros, e por causa disso Ele poderia evitar a cura, mas a graça de Deus é incontrolável. Isso mostra o caráter de Jesus, Ele estava sempre disposto a pagar o preço para ajudar os outros.

3 – A Graça Incontestável – A terceira lição que aprendemos sobre a graça de Deus nesta história é que ela é incontestável. Você não pode contestá-la ou contrapo-la.

Por que eles trouxeram um homem com hidropisia? Porque todo mundo podia ver o problema dele. A cura provaria que Jesus estava curando no sábado.

Jesus não se importava com isso. Seu poder de curar era real e eficiente. Esta é a graça de Deus, é capaz de fazer a tarefa mais extrema e difícil, de uma maneira que ninguém pode contestar ou duvidar. 

graça que vemos exposta aqui é chamada, em termos teológicos, de graça comum. A Graça Comum é uma graça imerecida para uma pessoa que não a estava procurando ou nem sequer a merecia. Pelo contrárionesta história sabemos que essa pessoa era apenas uma isca para colocar Jesus em apuros, mas mesmo que ele tenha recebido os benefícios dessa graça maravilhosa e extraordinária, que é derramada a todos, bons ou maus, justos ou injustos.

Meu amigo, a graça de Deus é tão incrível que atinge e toca pessoas que não são boas, ou nem sequer acreditam nEle. Se Ele faz isso com esse tipo de gente, você pode imaginar o que Ele fará por você e por mim.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: