sábado, 5 de março de 2022

Uma Imagem Instantânea dos Profetas: Malaquias – Voltando aos negócios como de costume – Parte 1

            "DINHEIRO! Ele vai falar sobre dinheiro! Este é o primeiro pensamento que vem à mente da maioria das pessoas, que tem conhecimento suficiente das Escrituras. Toda vez que um pregador menciona Malaquias as pessoas pensam que ele ou ela vai falar sobre dinheiro.

É importante para nós entendermos que Malaquias tem muito mais a nos dizer do que apenas dinheiro e dízimo. Malaquias é um profeta muito importante com lições ricas 

O profeta Malaquias é o último profeta do Velho Testamento. Ele profetizou 100 anos depois de Ageu e Zacarias. Seu nome significa: “Meu mensageiro ou Mensageiro de Jeová”.

A construção do Templo foi feita, Jerusalém estava sendo reconstruída, mas infelizmente as pessoas estavam voltando aos mesmos problemas que tinham no passado.

Ele era contemporâneo de Neemias. Ele entregou suas profecias por volta de 420 A.C. Provavelmente um dos versos mais conhecidos em Malaquias é Malaquias 3:10, que fala sobre dízimo.

Se você ler Malaquias 3: 13-18, você vai descobrir que Malaquias estava descrevendo três tipos de pessoas que estavam vivendo durante esse tempo. Malaquias profetizou a eles uma mensagem poderosa. Vamos dar uma olhada nas pessoas que são mencionadas aqui:

1 – Aqueles que não veem – Os primeiros foram aqueles que não viram.  Essas pessoas eram aquelas que estavam fazendo as coisas do jeito que faziam antes do exílio e não tinham ideia de que estavam infringindo a Lei. Eles só não conheciam a Lei. Eis o que Malaquias tinha a dizer: “Malaquias 3:13 As vossas palavras foram duras para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti?”

Ao longo do livro nós os encontramos fazendo esse tipo de pergunta: o que fizemos? Eles simplesmente não podiam ver o delito em que eles estavam envolvidos. 

Algumas pessoas hoje estão na mesma situação, estão indo na direção errada, não pensam em Deus, ou em fazer a coisa certa, e quando são confrontadas, dirão: O quê? O que é que eu fiz? O que Deus quer de mim?

2 – Quem Vê e Não Se Importa – O segundo grupo é aquele que pode ver muito bem, eles sabem o que Deus quer, conhecem a Palavra e a Lei, sabem que não estão obedecendo, MAS NÃO SE IMPORTAM.

Isto é o que Malaquias tinha a dizer a eles: “Malaquias 3:14-15 Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos? [15] Ora, pois, nós reputamos por felizes os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam, sim, eles tentam ao SENHOR e escapam.”

Enquanto este grupo seguia o Senhor, eles olharam ao redor e eles viram as pessoas bem-sucedidas abandonando Deus. Para eles seguir a Deus era uma perda de tempo.

Por que temos que fazer tudo isso, ir à igreja e ser voluntários, e obedecer a Sua Palavra? Muitas pessoas não estão fazendo isso e estão tendo sucesso na vida.

Meu amigo, como você pode ver, Malaquias tem uma mensagem importante para todos nós, já que estamos vivendo em um tempo onde esse tipo de gente está ao nosso redor.

Oro para que você não seja um deles.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: