sábado, 22 de janeiro de 2022

Uma Imagem Instantânea dos Profetas: Ezequiel – Ministrando Para Pessoas Que Não Entendem – Parte 2

          “Você pode me ouvir? Você pode me entender?” Era assim que eu começava minha mensagem quando falava com um grupo que não me conhecia. Como você sabe, eu sou brasileiro. Minha primeira língua é portuguesa. Durante meus anos de seminário no Brasil eu tinha que ser capaz de ler inglês e espanhol, mas raramente conversava. A conversa, a verdadeira conversa em inglês, tornou-se real e constante apenas quando vim para os EUA. 

O desafio para mim era a idade, eu era um adulto, o que torna as coisas muito difíceis quando se trata de aprender uma língua estrangeira. Por causa disso, eu entendo quando as pessoas não compreendem a minha mensagem, eu culpo, ou elas culpam o sotaque, e está tudo bem para mim, mesmo que eu continue tentando melhorar minha pronúncia.

O profeta Ezequiel tinha sua cota de problemas de comunicação. O povo não entendia, e ele sabia disso. Vamos aprender com ele mais algumas lições sobre essa experiência.

2 – O ministério deve ser feito de qualquer maneira

Uma coisa que Deus deixou claro para Ezequiel é que não importa como as pessoas reagissem à sua mensagem e ministério, ele tinha que continuar ministrando de qualquer maneira.

Para fazer isso, precisaremos de algumas coisas:

A. Precisamos de um senso de chamada – Precisamos ter certeza de que Deus está nos enviando. Nós não decidimos ou escolhemos isso; foi Ele quem nos chamou para ministrar Sua Palavra. Quando a situação fica difícil, é esse senso da chamada que nos ajudará a aguentar as pontas.

B. Precisamos saber para quem fomos enviados – A segunda coisa que devemos conhecer é o nosso povo alvo. Deus deu a Ezequiel uma descrição muito boa sobre as pessoas para quem ele iria ministrar.  Se vamos ter que fazer isso de qualquer maneira, precisamos conhecer as pessoas para quem Deus está nos enviando para ministrar.

C. Precisamos falar as Palavras do Senhor, não importa o que aconteça – Se vamos fazê-lo não importa como, é melhor fazermos direito. Se vai ser difícil, é melhor dizer as Palavras que Deus lhe ordenou.

D. Precisamos ser ousados – Finalmente, seja ousado. Precisa ser feito, então precisamos ser ousados. Não importa que tipo de reação ou resposta teremos, seja ousado e faça o que você foi chamado para fazer.

3 – Não sabemos quem vai receber ou entender

Ezequiel teve que aprender que muitas pessoas não receberiam sua mensagem, mas algumas receberiam. O problema era que ele não sabia quem. Isto é o que aprendemos com sua experiência:

A. Algumas pessoas vão ouvir – Muita gente não vai prestar atenção às nossas palavras, mas outras vão. Às vezes nos concentramos naqueles que não escutam e não naqueles que estão querendo ouvir.

B. Algumas pessoas vão responder – Já sabemos que não será a maioria, mas algumas pessoas não só ouvirão, mas responderão à nossa mensagem. Eles serão tocados e estarão interessados no que temos a dizer.

C. Algumas pessoas se juntarão a nós – E finalmente, algumas pessoas se juntarão a nós. Ezequiel talvez não soubesse, mas ele estava preparando o povo para voltar para Jerusalém e reconstruir o muro e o templo. Quando chegou a hora, milhares responderam e se juntaram ao grupo que voltou para Judá.

Às vezes nos sentimos como Ezequiel, estamos ministrando, conversando, ensinando, e ninguém está entendendo. Nós simplesmente precisamos continuar ministrando, alguns ouvirão, outros responderão, e alguns se juntarão a nós.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: