sexta-feira, 20 de março de 2020

Caminhando nos passos de Jesus através da Temporada da Quaresma – Lidando com a Aridez

Deserto – a imagem que vem à nossa mente é a falta de água. Um deserto raramente tem água. Mesmo que 71% da superfície da Terra esteja coberta de água, ainda lutamos para ter água potável para todos.
O Projeto Água nos dá alguns números perturbadores nesta frente. Aqui estão alguns deles:
"783 milhões de pessoas não têm acesso a água limpa e saudável em todo o mundo.
1 em cada 9 pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável saudável e limpa.
Metade dos leitos hospitalares do mundo estão cheios de pessoas que sofrem de uma doença relacionada à água."
Os Evangelhos nos dizem que Jesus durante esse tempo no deserto não bebeu água. Em um salmo messiânico podemos ouvir Jesus dizer o seguinte: “Salmo 22:15 A minha força secou-se como um caco e a língua se me pega ao paladar; tu me puseste no pó da morte.” Ele enfrentou a secura e a falta de água. Deve ter sido muito difícil para Ele lidar com isso durante 40 dias. 
Nós, durante nossas vidas, enfrentaremos estações de secura, quando nossa alma sentirá o desejo por água, mas não ficará satisfeita. Estes tempos são quando sentimos que Deus e Sua graça e misericórdia não estão perto de nós, ou não estão disponíveis para nossas almas.
Como o salmista, gritamos a Deus: “Salmo 63:1 Ó Deus, tu és o meu Deus; ansiosamente te busco. A minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água.”, “Salmo 42:1 Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus!” O salmista não só reconhece suas necessidades. Ele deixa claro que está seco, sua alma está seca, e ele precisa de água que possa satisfazê-lo.
O salmista também entende que Deus é aquele que é essa água. O salmista nos ajuda a entender que a secura em nossa vida é a falta do próprio Deus.
Finalmente, o salmista nos ensina o que fazer. Ele diz: "ansiosamente te busco”, “a minha carne te deseja muito” e “minha alma anseia por ti, ó Deus!"
No Novo Testamento temos uma história que também nos ajuda a entender essa lição. É a história da mulher samaritana. Ela vem ao poço para pegar água. Jesus está lá sozinho, e Ele pede água. Ela acha isso estranho, já que não era costume de um judeu falar com um samaritano, e seria pior falar com uma mulher samaritana.
Jesus então diz isso a ela: “João 4:10 Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva.” Isso atraiu a atenção dela, e ela pediu esse tipo de água. Provavelmente ela estava sendo pragmática. Ela só queria parar de vir todos os dias ao poço e levar água de volta para casa. Jesus estava falando de algo totalmente diferente. Ele estava falando sobre a água para a alma. Aqui está o texto: “João 4:14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.”
Meu amigo, alguns de nós estão passando por um deserto agora. Nossa alma está seca, nossa vida espiritual é árida, e não sabemos o que fazer. Aqui está o convite de Jesus para todos que se encontram nesta situação “João 7:38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.” Creia em Jesus. Confie em Jesus.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: