terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Caminhando nos passos de Jesus através da Quaresma – Sendo Liderado pelo Espírito

A Quaresma está chegando. Devemos fazer alguma coisa? Você está fazendo alguma coisa durante esta época? Você acredita que há algum lucro nisso? Algumas pessoas pensam que a Quaresma é apenas uma perda de tempo e não pode fazer nada para a nossa vida espiritual. Talvez eles estejam certos. Se você vai fazer as coisas só porque elas estão no calendário religioso, então não terá nenhum benefício para você.
Como muitos de vocês sabem, quaresma é um período de quarenta dias, sem contar os domingos, que começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Sábado depois da Sexta-Feira Santa. Os quarenta dias representam o tempo que Jesus passou no deserto, suportando a tentação de Satanás e se preparando para começar seu ministério.
Assim sendo, durante esta temporada vamos caminhar com Jesus e aprender com Ele através de toda essa experiência. A primeira lição que aprendemos é que o Espírito levou Jesus ao deserto. Isto é o que Mateus, Marcos e Lucas nos dizem: “Mateus 4:1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.” "Marcos 1:12 Imediatamente o Espírito o impeliu para o deserto.”, “Lucas 4:1 Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão; e era levado pelo Espírito no deserto,”
Mateus e Lucas nos dizem que o Espírito o levou. Marcos usa outro termo, ele diz que o Espírito o mandou para o deserto. Isso nos ajuda a entender que o deserto era uma necessidade. Ele teve que passar pelo deserto assim como nós deveríamos passar pelo deserto em nossas vidas. Precisamos desse período, mesmo que não seja confortável e agradável.
A outra lição que aprendemos é que Deus queria que Jesus entrasse no deserto. O Espírito, a Terceira Pessoa da Trindade, o levou ou, como Marcos nos diz, o enviou para o deserto. Talvez você, como muitas pessoas, pense que Deus, sendo um Deus amoroso, um Deus misericordioso e gracioso, nunca mandaria seus filhos para o deserto. Sinto muito, mas você não poderia estar mais errado. Deus, às vezes permite, e até nos coloca em circunstâncias que não são agradáveis. O desafio para nós é confiar, confiamos nele? Se Ele me manda para um lugar que não parece bom, estou disposto a ir?
Muitas vezes pediremos direções específicas, boas razões e suprimentos abundantes. Deus não funciona assim. Ele não tem que nos dizer nada, ele só diz, “VAI!”
Finalmente, aprendemos que, depois de dar o primeiro passo da obediência, Deus proporcionará algum alívio durante esses tempos no deserto. No texto aprendemos que Jesus estava cheio do Espírito Santo, e em Marcos lemos isso “Marcos 1:13 E esteve no deserto quarenta dias sentado tentado por Satanás; estava entre as feras, e os anjos o serviam.” Sim, era um deserto, ele estava com animais selvagens, mas anjos o serviam.
Meu amigo, se você vai fazer esta temporada benéfica para você, você precisa saber que o Espírito vai levá-lo para um deserto, mas as possibilidades de você sair de lá forte em sua fé são MUITO BOAS. Então, deixe o Espírito pegar sua mão durante esta temporada e guiá-lo.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: