sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

O que acontece quando morremos? – O início do estado intermediário

Para algumas pessoas, a história que Jesus contou em Lucas 16: 19-31 é motivo de preocupação. Jesus não poderia ser mais claro sobre a morte, o céu e o inferno. O cristianismo postula que haverá uma ressurreição do corpo no final dos tempos. O estado intermediário é o estado que se encontram aqueles que morreram antes desse tempo. Jesus nos ajuda a entender o que acontece durante esse tempo.
A – Os dois destinos
Nesta história, aprendemos que existem dois destinos possíveis após a morte: CÉU E INFERNO. Após o primeiro julgamento, as almas tomarão caminhos diferentes. A alma dos salvos, crentes e justos irá para o Céu e a alma dos descrentes, injustos e não salvos vai para o Inferno.
Isto é o que a Segunda Confissão Helvética – Capítulo XXVI, afirma:
" O estado da alma que deixou o corpo. Cremos que os fiéis, depois da morte do corpo, vão diretamente para Cristo e, portanto, não há necessidade de sufrágios e orações dos vivos pelos mortos, nem de seus ofícios. Igualmente, cremos que os incrédulos são imediatamente lançados no inferno, do qual não há saída possível para os ímpios por quaisquer ofícios dos vivos."
B – As almas vão manter a sua consciência
Algumas pessoas acreditam que quando morrermos não seremos capazes de lembrar e estar cientes do que fizemos e quem éramos. Nesta história Jesus nos conta algo totalmente diferente.  O homem rico foi capaz de reconhecer sua situação, lembrar de sua família e até mesmo Lázaro. Ele sabe o que está acontecendo, e por que ele está onde está.
C – O estado da alma é permanente
Finalmente, aprendemos que esse estado é permanente. Abraão deixa claro para o homem rico que há um abismo entre eles e que o abismo não pode ser atravessado. Além disso, eles não podem voltar à Terra. Enquanto a cultura popular e outras religiões tentam nos dizer o oposto, Jesus afirma fortemente que não há nenhuma maneira para que alguém fique para trás após a morte, ou voltar dos mortos.
Como você pode ver a morte é uma coisa séria e não devemos brincar com ela. Cada um de nós terá que enfrentá-la. Isto é o que você deve saber com certeza sobre a morte: Quando você morre sua alma se separa de seu corpo imediatamente. Essa separação é permanente. Depois da separação o destino final da alma está selado. A alma do crente começa a desfrutar do Céu e a alma do descrente começa a sofrer no Inferno.
Esse estado vai mudar na ressurreição do corpo quando a pessoa vai manter o seu estado com o corpo ressuscitado. É por isso que é tão importante tomar as decisões certas agora enquanto estamos vivos.
Isto é o que o Deus em Sua palavra nos exorta a fazer:
“Deuteronômio 30:15 Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal.
Deuteronômio 30:19-20 O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz, e te apegando a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; e para que habites na terra que o Senhor prometeu com juramento a teus pais, a Abraão, a Isaque e a Jacó, que lhes havia de dar.
Hebreus 4:6-7 Visto, pois, restar que alguns entrem nele, e que aqueles a quem anteriormente foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, depois de tanto tempo, como antes fora dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.”
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: