terça-feira, 15 de novembro de 2016

Servos desconhecidos - o comandante romano que acreditou em Jesus

Quem é esse cara que surpreendeu a Jesus? Jesus pode ler mentes e saber o que as pessoas estavam pensando e sentindo, mas este homem, por assim dizer, o pegou desprevenido. A palavra usada por Mateus significa: “ser pasmado, maravilhado, espantado, ou surpreendido.” Como alguém pode causar esse tipo de reação em Jesus? Além de sua posição militar não sabemos muito sobre ele. Ele viveu em Cafarnaum, tinha um servo muito doente e veio a Jesus pedindo ajuda. Jesus diz a ele que irá com ele para a sua casa para curar o jovem. O centurião deu aquele belo discurso sobre autoridade. Jesus então o manda para casa com a promessa de que seu servo iria ser curado. O centurião aceitou e o resto é história.
Existem alguns detalhes que nos ajudam a entender este homem desconhecido, que foi capaz de surpreender Jesus. A primeira coisa é que ele era um gentio; Ele era um soldado romano. Ele não era um judeu com anos de treinamento em religião e fé. Ele era um estrangeiro. A beleza da história é que Jesus não o rejeitou, mas decidiu ir com ele.
A segunda coisa que aprendemos sobre esse homem é que ele era um centurião. Ele não era um simples estrangeiro vivendo na Galileia, mas ele era um oficial romano, um comandante de uma centena de homens. Um centurião corresponde ao nosso capitão. Isso iria dificultar as coisas não só para ele, mas também para Jesus porque os judeus normais iriam vê-lo como um inimigo e não um amigo. Jesus o viu com olhos diferentes.
A terceira coisa que aprendemos sobre ele é que ele era compassivo. No versículo 5, Mateus, uma testemunha ocular, diz-nos que ele veio a Jesus pedindo ajuda. No versículo 6, ele descreveu a situação a Jesus. Isto é onde podemos ver a compaixão por esse servo: “Senhor,” ele disse, “o meu criado jaz em casa paralítico, e horrivelmente atormentado. Mt. 6:8” é claro que Jesus foi capaz de ver sua compaixão pela sua atitude e palavras.
A quarta coisa que aprendemos sobre ele é que ele era humilde. Não estamos falando sobre um judeu ou até mesmo um cidadão estrangeiro. Estamos falando de um romano e não só isso, um centurião romano. Mas este homem mostrou a Jesus e as pessoas à volta dele que ele era um homem humilde. Ele veio a Jesus, ele pediu ajuda, e quando Jesus se ofereceu para ir a sua casa, isto é o que ele disse: “o centurião respondeu: “Senhor, eu não mereço tê-lo sob meu teto. Mt. 8:8.”” “Eu não mereço” pode significar: “Eu não sou digno.” Em Lucas, aprendemos que ele pediu aos seus amigos judeus para pedirem a Jesus por ele.
Finalmente, aprendemos que ele era um crente. E pela descrição de Jesus, ele estava acima de qualquer um em Israel. Aqui está o texto: “Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé. Mt. 8:10.” Acredite ou não, Jesus realmente disse isso. A palavra significa: “ninguém, ninguém mesmo, nada em Israel com tanta fé.” Este homem desconhecido tinha mais fé do que qualquer outra pessoa que Jesus conhecia em Israel.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: