quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Servos desconhecidos – o homem negro que carregou a cruz de Cristo

Provavelmente era um homem de pele escura, um Africano de Cirene. Simão de Cirene era o pai de Alexandre e Rufo. Esta é a única informação que temos sobre ele. A história é bem conhecida. Jesus tinha acabado de ser condenado e estava carregando a sua cruz pelas ruas de Jerusalém. Quando Ele se aproximou do portão Ele não suportou mais o peso, então os soldados forçaram Simão, a carregar a Cruz de Jesus para o Gólgota, o lugar da crucificação.
Cirene era uma grande cidade no que é agora a Líbia no norte da África. Havia uma grande comunidade judaica lá. Simão é um nome judaico que significa “ele ouviu ou obediente.” Ele provavelmente era um convertido ou um judeu que tinha vindo a Jerusalém para a festa. Ele era conhecido pela igreja cristã já que Marcos mencionou seus filhos. Muitos sugerem que Rufo o mencionado em Romanos 16:13 e Alexandre são os mencionados em Atos 19:33.
Simão e seu encontro não planejado com Jesus nessas terríveis circunstâncias é um enigma para muitas pessoas. Desta experiência podemos tirar muitas lições:
A primeira é que às vezes Deus usará as ações de pessoas más para mover-nos mais perto de Cristo. Eram os soldados racistas ou que só procuravam o mais forte que estava por lá? Nós não sabemos, mas os romanos tinham o direito de obrigar alguém ou recrutar qualquer pessoa para servi-los ou fazer trabalhos para eles. A palavra significa: “forçar para o serviço, ou serviço forçado.” Simão não tinha outra opção. Mas foi essa demanda que o trouxe para perto de Jesus.
A segunda lição que aprendemos é que às vezes nós involuntariamente vamos servir a Cristo e assim nossas vidas serão mudadas. Muitas vezes fazemos as coisas para Deus e Cristo e a igreja quando nós realmente não queremos. Fazemos porque nos sentimos forçados ou pressionados, ou alguém, como a esposa,  os pais, o pastor, forçou a barra e tivemos que fazer. Mas aquele trabalho nos fará ver Deus e sua obra em uma perspectiva diferente. Isso vai mudar nossas vidas.
A terceira lição que aprendemos é que às vezes nós estaremos no lugar errado na hora errada, mas Deus fará isso o lugar certo e o momento certo. Isto é o que chamamos de providência. Simão estava "passando, andando ao seu lado, passando longe." Ele estava vindo do campo no momento exato em que Jesus estava saindo da cidade. Ele não estava nem mesmo curioso o suficiente para parar e assistir o espetáculo. Ele só queria passar e continuar com sua vida. Mas Deus tinha outros planos e Ele usou os soldados para forçá-lo a carregar a Cruz até ao Gólgota. Às vezes nós perguntamos, “Por que eu? Por que agora? Por que aqui? Por que isto?” Não se esqueça que Deus controla tudo e todos.
Muitas vezes Deus nos colocará em situações como Ele fez com o Simão. No início parecia ruim, mas os resultados foram tremendos. Ele se tornou um seguidor de Cristo. Sua esposa serviu o apóstolo Paulo como uma mãe e seus filhos foram líderes da comunidade cristã. Deus sempre sabe o que está fazendo.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: