terça-feira, 3 de maio de 2016

Não é como adoramos, mas quem nós adoramos

"Culto alternativo," "Culto contemporâneo", "Culto de sábado à noite," "Igreja líquida," “Culto Jovem," "Seeker Sensitive," "Seeker-friendly," "Culto Contemplativo," etc. A lista de opções de adoração é longa e está ficando cada dia maior. Nossa geração está passando por uma revolução na adoração que nunca vimos antes.
A guerra da adoração não é só tradicional versus contemporâneo. Ela está tão fragmentada que é difícil de entender o que está acontecendo. Nós temos o fluxo tradicional que está presente na igreja por muito tempo, mas agora nós estamos testemunhando o surgimento dos cultos contemporâneos com vários instrumentos, diferentes estilos de música, mídia, etc. Além disso temos a igreja emergente chegando com força, trazendo alguns aspectos da espiritualidade cristã, como formação espiritual, devoção interna e devoção pessoal.
No meio desta batalha, nós temos a igreja, formada por pessoas que estão seguindo a Jesus e que às vezes não tem a mínima ideia do que está acontecendo. Eles gostam de cultuar, e eles também têm suas preferências. Quando uma igreja decide alterar ou adotar apenas um tipo ou estilo de culto, normalmente muitos ficam insatisfeitos e outros vão para outras igrejas. Em qualquer caso, ninguém sai ganhando.
A primeira coisa que devemos entender é que adoramos a Deus e Deus somente. Deus é o centro da nossa adoração, não importa o estilo, as luzes, a música ou a falta delas. Deus é a pessoa que nos atrai para o culto. Tudo o que fazemos, não só durante o culto de domingo, mas em toda a nossa vida deve ser uma expressão de adoração a Ele. Ele é o criador, o Salvador, o Sustentador, o Provedor, o Rei, o Senhor e Aquele que nos ama mais do que ninguém. Assim sendo nós adoramos a Deus, o Deus Triúno.
A segunda coisa que devemos entender é que a adoração é ditada por Deus através da Sua Palavra. Embora eu acredite que temos alguma liberdade para sermos criativos, os elementos básicos da adoração devem estar presentes no culto. Aqui estão alguns deles: música, oração, Koinonia - comunhão espiritual, leitura e exposição das Escrituras. Claro, você pode adicionar algo aqui e ali, dependendo de sua tradição mas esses elementos são essenciais para o culto.
A terceira coisa que precisamos entender é que o culto é de dentro para fora. Adoração deve vir do nosso coração e do nosso espírito. Isto é o que Jesus disse à mulher Samaritana: “Deus é espírito e seus adoradores devem adorar em espírito e em verdade". João 4:24.” Nossa adoração não se baseia apenas na verdade da Palavra de Deus, mas deve vir de dentro de nós. Isso deixa claro que a coisa mais importante na adoração não é o tipo de música, o lugar, a decoração, o estilo, mas sim o coração, o espírito dócil, reconhecendo a presença de seu criador e expressando sua gratidão pelo que Ele é, o que Ele fez e se submetendo ao Seu ensino.
Então da próxima vez que você participar de um culto de adoração, mesmo que seja diferente do que você está acostumado, lembre-se, você está lá para adorar a Deus e Deus somente. Envolva-se, cante, ore, tenha comunhão com seus irmãos e irmãs, escute a Palavra e dedique sua vida a Ele.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: