terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Mais do que apenas ler

Muitas pessoas neste momento já estão lutando com o seu plano de leitura da Bíblia. Pensaram que ia ser fácil, mas é mais difícil do que imaginaram. Alguns, por outro lado, têm um plano de leitura da Bíblia e o seguem muito bem. Eles têm um horário designado para ler as Escrituras e eles estão cumprindo sua tarefa à risca.
O desafio para todos nós, não importa em qual grupo nos encontramos, é adicionar mais do que a simples leitura da Bíblia. Ler a Bíblia já é uma coisa muito boa, mas precisamos fazer mais do que isso. O escritor da carta aos Hebreus no Novo Testamento escreve isto sobre a Palavra de Deus: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12.” Aqui ele deixa claro que a Palavra está viva e ativa, ela pode penetrar e produzir mudanças em nossos pensamentos e vidas. Por isso que é importante para nós mais do que apenas lê-la. Deixe-me compartilhar com você o que você pode fazer para melhorar a sua leitura da Bíblia.

1. Estude a Palavra - a primeira coisa que devemos fazer é encontrar tempo para estudar as Escrituras. Ler é bom. Estudar é melhor. Obtenha um caderno ou use o seu computador para registrar suas descobertas. Alguns dos aplicativos ou softwares da Bíblia permitirão que você escreva suas anotações pessoais. Marque os versículos, as palavras importantes, e dê uma olhada no dicionário para encontrar o seu significado. Passe mais tempo com o texto da Bíblia.

2. Aprenda seus princípios - depois de escrever suas anotações, tente descobrir o significado. Tente descobrir o que o texto quer dizer. Aprenda as lições do texto. Há alguma coisa para você fazer, ou para evitar. Há uma lição importante que você deve aprender. Este princípio é mencionado em outro texto ou outra parte da Bíblia? Tome nota desses pensamentos e conclusões.

3. Aplique em sua vida - depois de aprender e escrever os princípios, a pergunta é: O que devo fazer com estes princípios? Como é que posso aplicá-los em minha vida pessoal, minha vida familiar, minha vida profissional, etc.? Esses princípios estão conectados na sua relação com Deus ou com outras pessoas? Tente encontrar maneiras que você pode melhorar esta área da sua vida com base nos princípios que você acabou de aprender com a Palavra.

4. Compartilhe com outros - finalmente, depois de estudar, aprender e aplicar, você será capaz de compartilhar essas lições com outras pessoas. Alguns aplicativos permitem você postar suas descobertas na internet. Você pode compartilhar com seu pequeno grupo familiar ou célula, sua classe de escola dominical, seus amigos e colegas, etc. Esses achados são muito bom para iniciar uma conversa. Mas não importa como você faz ou quem você compartilha, simplesmente faça. O importante é você compartilhar com outros o que Deus está ensinando e compartilhando com você através da Sua Palavra.

Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: