terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Às vezes a terra do inimigo é a mais segura

Quem pensaria que o Egito seria mais seguro para Jesus, Maria e José do que a vila de Belém. Mas mesmo assim, foi. Aquele era o lugar para onde Deus enviou José e sua família para mantê-los longe de Herodes. Encontramos esta história no evangelho de Mateus: “E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.” Mateus 2:13.”  
Egito, nunca foi o maior e melhor aliado de Israel. Na maioria das vezes era o oposto. Ele era o inimigo. Se isso for verdade, então por que Deus mandou José e sua família para lá? Eu realmente não acredito que foi só para cumprir a profecia. Isso também foi importante, mas há outras razões que às vezes precisamos prestar atenção. Há momentos em nossas vidas que estamos mais seguros entre nossos inimigos do que no meio de nossos irmãos e irmãs. Às vezes a situação em casa, na sua igreja, na sua cidade, ou no seu país é tão caótica que a melhor opção é ir para um lugar onde você espera oposição ou espera ser indesejável.
A Bíblia está cheia de histórias como esta. Jesus contou a história de Elias para exemplificar este princípio. Aqui está o texto: “Em verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel nos dias de Elias, quando céu se fechou por três anos e seis meses, de sorte que houve grande fome por toda a terra; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Serepta de Sidom. Lucas 4:25-26.” Aquele era um lugar onde o profeta estaria protegido do rei e sua esposa.
Quando a Igreja sofreu sua primeira perseguição principal sob a liderança de Saulo, com exceção dos Apóstolos, todos os irmãos e irmãs foram dispersos. Aqui está o texto: “Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e da Samaria. Atos 8:1.” A parte interessante é que alguns deles foram para Samaria, um lugar que era proibido para os judeus. Os samaritanos eram desprezados pelos judeus e alguns os consideravam inimigos. Mas para aqueles irmãos e irmãs, Samaria era o melhor lugar naquela época.
Podemos ver esta história se repetir na vida de Jacó, Moisés e muitos outros na Bíblia. A pergunta é por quê? Por que Deus iria levá-los ao território inimigo? Para o menino Jesus, Maria e José, a resposta é simples. No Egito, apesar de um país estrangeiro, eles não seriam encontrados por Herodes o grande. Em segundo lugar, uma região onde seu inimigo imediato não procuraria por eles. Herodes concentrou seus esforços em torno de Belém, pensando que a família ainda estava na área. Finalmente, eles foram guiados para o Egito porque era um lugar onde eles poderiam ser tratados melhor que em sua própria terra.
A história de José, Maria e Jesus é como muitas histórias de imigrantes em todo o mundo. Eles podem estar mais seguros, viver melhor e ser tratados com mais dignidade em um país estrangeiro do que em suas próprias pátrias.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: