terça-feira, 31 de março de 2015

Levou apenas uma semana

Para aqueles que estiveram Domingo passado na igreja e acenaram ramos de Palmeira, ou quem sabe os seus filhos o fizeram. Para aqueles que não têm essa tradição em suas igrejas, aqui está uma breve explicação: Domingo de ramos é o domingo antes do domingo de Páscoa. Nesse domingo, ou o primeiro dia da semana, Jesus chegou em Jerusalém montando um jumento e foi recebido pela multidão, como um rei. Eles cobriram a estrada com seus mantos e acenaram palmas, cantando "Hosana! Hosana! Bendito é o rei que vem em nome do Senhor!" Igrejas, normalmente dão ramos de palma para os adoradores e durante o serviço eles cantam um hino e acenam esses ramos.
Com essa imagem na minha mente e lembrando os eventos na vida de nosso Senhor, comecei a pensar que há pessoas que são como as multidões do domingo de ramos. Pelo menos alguns deles são. Não quero julgar todos eles, mas eu posso comparar com alguns deles. Durante essa semana, apenas uma semana, eles foram de um extremo ao outro. Isto dá-nos hoje uma comparação muito boa das pessoas, sendo que algumas delas estão dentro de nossas igrejas. Aqui está:
1. No domingo eles receberam Jesus como rei - A primeira coisa que eles fizeram, eles receberam Jesus como se ele fosse o novo rei, o Messias, que iria conquistar o Império Romano e colocar Israel no mapa novamente. Jesus deixou claro para eles e seus discípulos que o Seu plano era diferente, mas eles não se importaram, eles pensaram que eles poderiam fazer de Jesus o novo Rei. Às vezes nossa ideia de Jesus não coincide com o verdadeiro Jesus encontrado nas Escrituras. Mas nós não nos importamos e continuamos a dizer tudo o que queremos dizer, como se Jesus fosse mudar toda a sua pessoa e se adaptar à nossa narrativa.
2. Durante a semana ficaram maravilhados com seus ensinamentos e milagres - então durante a semana, eles tiveram a oportunidade de ouvi-Lo a ensinar no templo, e eles ficaram maravilhados com Seus ensinamentos e Sua coragem de enfrentar os fariseus e saduceus. Isto é o que temos em muitas de nossas igrejas, pessoas que ficam maravilhadas com os ensinamentos de Jesus. Para elas, Ele é um bom mestre, um profeta corajoso e alguém que tem uma palavra boa para todos. Às vezes, como multidão, não ouvimos todo o ensinamento de Jesus. Ouvimos apenas o que queremos ouvir. Nós não prestamos atenção nas partes que não gostamos ou que nos fazem sentir inconfortáveis, nós as ignoramos.
3. Sexta-Feira clamaram: crucifica -o! Crucifica-o! - Sexta-Feira, quando Sexta-Feira chega, podemos encontrar algumas destas pessoas da multidão de Domingo de Ramos dentro do Tribunal de Pilatos, sendo conduzidas pelo Sumo Sacerdote e outros líderes religiosos pedindo Barrabás e clamando crucifica-o. Jesus tornou-se muito perigoso para eles. Segui-lo seria muito caro. Eu tenho minha vida, meus interesses, meus desejos, e o que Ele está pedindo é demais. Não posso pagar esse preço.
Para algumas pessoas o processo leva apenas uma semana. Domingo vamos à igreja. Somos desafiados, podemos apreciar a música, a pregação, e as crianças se divertem. Durante a semana, tentamos dar sentido a essa palavra e o que aprendemos. Tentamos viver com Seus ensinamentos, mas quando Sexta-Feira chega, estamos prontos para desistir e voltar para nossa antiga vida, pensando que a vida é melhor sem Ele.
Não seja uma multidão de Domingo de Ramos. Jesus é o rei, Sua palavra é poderosa e o Domingo de Páscoa está chegando.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: