quinta-feira, 4 de setembro de 2014

E o vencedor é... O ÚLTIMO!

"Deus quer o melhor para você!" "Não se contente com nada menos do que o primeiro lugar!" "Você é um filho do rei, por isso, merece um lugar proeminente". "Você nasceu para ser bem sucedido!" Este tipo de mensagem é centrado em nossos desejos mais profundos. Todos queremos o melhor. Todos nós queremos ser bem sucedidos, todos nós queremos o primeiro lugar. E isso explica por que muitas igrejas que promovem esta mensagem estão crescendo. As pessoas vão lá porque querem ouvir esse tipo de mensagem.


Quando lemos os Evangelhos sem torcer e interpretar erradamente, nós encontramos uma mensagem totalmente diferente. Jesus ensinou aos seus discípulos que um crente não deve buscar o primeiro lugar ou ser servido. Um discípulo deve ser um servo. Este é o texto onde encontramos isto, "sentando-se, Jesus chamou os doze e disse:" se alguém quiser ser o primeiro, ele deve ser o último e servo de todos. " Marco 09:35."  
Quando Paulo escreveu aos Filipenses ele pediu que eles tivessem a mesma atitude que Jesus teve. Algumas pessoas param por aí e dizem: "isto é o que estamos falando. Precisamos ser Deus!" O que não poderia estar mais errado. Isto é o que Paul escreveu: "Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:5."  
Para Jesus e seus discípulos, "nós" não somos os primeiros. Nossos vizinhos são os primeiros. Nossos irmãos e irmãs são os primeiros. Nós vimos depois deles. Infelizmente, as nossas prioridades estão invertidas. A atitude não só na nossa cultura, mas também em nossas igrejas é que Deus quer que tenhamos tudo agora. Jesus poderia reivindicar o primeiro lugar, o melhor lugar, mas ele decidiu não fazer isso. Ele decidiu ser o último e se sacrificar para que você e eu pudéssemos experimentar a vida que Deus tem para nós. Esta mesma atitude é esperada de cada discípulo.
Seguir Jesus significa que tomaremos uma decisão para ser um servo em vez de senhor, ou devo dizer príncipe ou princesa. Vamos servi-lo e servir o nosso vizinho. Vamos procurar as oportunidades para ajudar e ser útil neste mundo egocêntrico. Se não conseguirmos encontrar essas oportunidades vamos criá-las. Isto significa que não vamos assentar e esperar a oportunidade bater à nossa porta. Vamos tomar a iniciativa e encontrar maneiras de colocar o outro na nossa frente e servir aqueles que nos rodeiam. Vamos nos colocar no final da fila e deixar que os outros tomem o primeiro lugar.
Isto é o que cada discípulo de Cristo deve fazer.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: