sábado, 21 de julho de 2007

Janires e Banda Azul

Eu me considero uma pessoa abençoada por ter vivido e participado de um tempo especial na vida de muita gente.
Eu tive a oportunidade de ser um dos primeiros, senão o primeiro, a receber o Rebanhão num Domingo de manhã na minha igreja em BH. Eu tive a honra de conhecer, conviver e trabalhar com o Janires durante um bom tempo. Eu tive o privilégio de trabalhar com ele e a Banda Azul pelas estradas da vida.
As aspirações não eram megalomaníacas, mas simples – alcançar a nossa geração de jovens com o evangelho. Para isto, uma música diferente foi usada, um ritmo diferente dos tocados nas igrejas foi usado, um formato diferente de mensagem foi usado.
Naquela época a incompreensão foi marcante e dura. Nós sofremos perseguições de todos os lados da igreja evangélica. Enquanto isto jovens e mais jovens estavam sendo alcançados para Jesus, e vidas estavam sendo transformadas.
Hoje nós olhamos para trás e vemos o fruto do nosso trabalho. Hoje nós podemos rir das situações difíceis que enfrentamos naquela época. Infelizmente, Janires não está aqui para ver os frutos que ele plantou com lágrimas e sofrimento. Êle já está recebendo a recompensa do seu ministério na presença do Senhor. Nós que ficamos para trás tivemos que lidar com a oposição. Alguns desistiram de lutar, outros, como no meu caso, tiveram as portas fechadas e para continuar o ministério tiveram que ir para outro país. Um amigo me chamou de exilado voluntário da igreja Brasileira. Tudo isto produziu marcas nas nossas vidas que nos afetaram em todas as áreas.
Mas o ministério continua, a vida continua, e a necessidade dos jovens continua. Novas formas de comunicação estão disponíveis para alcança-los, outros métodos precisam ser usados. A criatividade é um dom de Deus, e deve ser usada com cuidado e sabedoria no ministério cristão.
É por causa desta história, que não pode ser esquecida, que eu gostaria de compartilhar com voces um outro video da minha coleção que mostra o Janires e a Banda Azul tocando juntos. Se não me falha a memória na Praça do Papa em BH para milhares de jovens.
Aprecie, e mate saudades!

9 comentários:

Moisés disse...

Incrível...Realmente incrível!!! Como o Rev.Lucas tem este carinho fora de série com as memórias musicais de um tempo em que éramos felizes, sabíamos...mas não entendiamos o fator importância dentro do quadro cultural tupiniquin.Como fiquei feliz Reverendo, com esta homenagem ao Velho Janires e também a Banda Azul.Voce como sempre um grande irmão, um camarada que da prazer só de falar que sou seu amigo.Mais um a vez muito obrigado pelo privilégio de me ajudar a contar a estória de momentos que marcaram um época.Parabéns pela demonstração de carinho e amizade.Moises Di souza

Anônimo disse...

Querido Lucas e Marta,


Muito obrigado por compartilhar este video conosco. Como voces sabem, Janires foi uma bencao na minha vida. Voces tambem foram. Grande lembranças.
Saudades. Jetro

Anônimo disse...

fui mtas vezes amiga-irma de uma filha dos integrantes... vi o sofrimento e a dor de quem foi desprezado por apenas ter acelerado um pouco mais o ritmo de uma musica que deveria estar em todas as bocas e coracoes... mas bem, assim eh o evangelho... e vamos nessa caminhada porque as vezes a porta de entrada nao tem nem cara nem jeito de entrada, na verdade Jesus eh a grande saída... sair deste mundo louco, deixando pra trás esse desespero de milhoes de acordes que nao acordam com o coracao de quem sofre... por isso Vencendo Vem Jesus

Anônimo disse...

Amem!
Quero parabenizá-los Pr , ao senhor e sua esposa pelo trabelho de manter viva nas nossas memórias e apresentar a quem não teve a oportunidade de conhecer , parte da verdadeira e boa musica gospel .
Isso retrata toda uma época , uma geração em que havia sentimento e amor , amor a Deus , às pessoas e ao trabalh0 que se fazia !
E quero terminar agradecendo lhes pelo mesmo que inicialmente vos parabenizei . Muito obrigado !
O Senhor vos abençoe!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sem Duvidas uma epóca incrivel,em que as canções tinhan uma exencia incomparavel,conteúdo e letras extraordinarias.pra se ter uma ideia,voce ouve um disco do rebanhão, até hoje ele é vivo,nas letras melodias e arranjos, e janires foi uma perca irreparavel na musica evangelica.
hoje temos otimos compositores ,cantores interpretes,más infelizmente vemos muita coisa vazia,compramos um disco e alguns meses depois não conseguimos nem olhar para ele,por se tornar vazio,momentanio,muito diferente como exemplo;O disco do rebanhão,mais Doce que o mel,e Banda azul;Olhos no espelho,Grandes obras de arte na musica evangelica!!

Anônimo disse...

É me rcordo desda época, realmente os cristãos faziam suas obras, o louvor por amor. Hoje, tudo é só se pagar, virou show, no começo dizem que é para evangelizar, falam que pedem Deus inspiração, Ele dá de graça, e os "irmãos" só se apresentam se receberem.Tudo é show,sinceramente, dá vergonha.

Mirian Sales disse...

Eu não pude conhecer a Banda azul antes até porque eu ainda não havia nascido, mas pude conhecer e realmente essa banda é e foi uma preciosidade para a música gospel. Janires era um compositor incrivel e teve uma história de vida fantástica, e Deus o chamou pra si e tenho certeza que ele esta muito feliz agora nesse novo mundo como ele dizia na música espelho nos olhos

Roberto Coelho disse...

Deus sempre levantou uns poucos pastores, como o sr. Lucas Pina, comprometidos única e exclusivamente com Deus e não com dogmas, usos e costume, além de doutrinas humanas.
Pastor Lucas, seu comprometimento com Deus por ter a coragem de abrir as portas da igreja que o irmão pastoreava (pastoreia) para o Rebanhão, Janires e outros, é a prova de que essa igreja realmente é uma igreja de Deus e não de homens!

Abençoado és!

CIDA SOUZA disse...

Pr LUCAS
É muito emocionante relembrar tudo isso eu fiz parte de alguns acampamentos da MPC, e JANIRES sempre fara parte de tudo isso para mim.Essa letra "Mamãe to com saudades das guloseimas
Gostosas que você fazia pra me alegrar
E se nunca pôde fazer, não tem nenhum problema
Eu tenho uma receita de um bolinho de fubá
Que juntos vamos fazer, que juntos vamos comer |
Enquanto você me prepara aquele café |
Muitas saudades
E vc pr.Lucas fez parte de minha converção agradeço a DEUS por sua vida.
saudades
cida