sábado, 7 de fevereiro de 2026

O Assistente de Parto da Conversão

Dicionários definem assistente de parto ou parteiro como: “Um homem que auxilia mulheres no parto; um parteiro; um obstetra.” Hoje em dia diríamos um parteiro homem ou um obstetra.

Já que um dos nomes para uma conversão é “nascer de novo.” Toda conversão precisa de um parteiro, uma parteira ou um obstetra. Deus quer que sejamos isso. Cada um de nós pode ajudar alguém a se converter e a renascer se tivermos a atitude certa e as ferramentas certas.

Essa atitude nos mostra que, na maioria das vezes, nós, como cristãos, não temos a atitude ou as ferramentas certas. Queremos ajudar, mas não sabemos como.

Deus colocou um homem chamado Ananias na vida de Paulo naquele momento importante para ajudá-lo a nascer de novo. Podemos encontrá-lo em Atos 9:10-19; 22:12-16.

Nesses dois textos podemos ver os aspectos importantes na vida daqueles que ajudarão uma pessoa a se tornar cristã.

Às vezes não imaginamos que Deus possa usar nossas vidas para mudar outra pessoa, e às vezes não acreditamos que podemos ajudar de alguma forma.

Como veremos, precisamos estar prontos para quando surgir a oportunidade. Dessa forma, seremos um instrumento de Deus na vida dos outros.

1 – ELE É ÍNTIMO DE DEUS

O primeiro aspecto da vida de Ananias foi sua devoção a Deus. No testemunho de Paulo, ele diz: “Um homem, chamado Ananias, piedoso conforme a lei, tendo bom testemunho de todos os judeus que ali moravam,” Atos 22:12. Em Atos 9:10 aprendemos que ele era um discípulo. Deus falou com ele, e ele falou com Deus. Ele tinha uma relação pessoal com Deus.

Precisamos ter um relacionamento pessoal com Deus se quisermos ser usados por Ele. Se quisermos ajudar Deus a mudar a vida dos outros, devemos caminhar próximos a Ele.

2 – ELE É CONSCIENTE

O segundo aspecto de alguém que ajuda as pessoas a renascerem é a Consciência, ou percepção do que está acontecendo ao seu redor. Ananias sabia quem era Paulo e o que ele estava fazendo ali – Atos 9: 13-14. Deus também lhe revelou quem Paulo se tornaria, Atos 9:15-16; 22:14-15.

Às vezes, estamos tão desconectados do mundo ao nosso redor que não percebemos que as pessoas estão passando por experiências dramáticas em suas jornadas espirituais.

Às vezes, eles vão à igreja tentando buscar algum tipo de ajuda e orientação, mas não conseguimos entender e compreender suas necessidades.

É por isso que precisamos do primeiro passo. Nesses momentos, Deus nos toca e nos empurra a fazer algo.

3 – ELE É OBEDIENTE

Após receber as instruções, Ananias obedeceu ao comando de Deus. Em Atos 9:17, descobrimos que Ananias foi até a casa onde Paulo estava. A obediência nos faz correr riscos. Ananias sabia que Paulo tinha autoridade para colocá-lo na prisão. Ele sabia que Paulo foi lá para prender e matar os discípulos. Agora, Deus envia Ananias para falar com aquele homem.

Obediência à Palavra de Deus. Ananias foi porque acreditava na Palavra de Deus. Só podemos obedecer à Palavra se soubermos que ela vem de Deus. Ananias disse a Paulo: “Jesus me enviou aqui.”

4 – ELE É UM ENCORAJADOR

O último passo para ajudar alguém a nascer de novo é o encorajamento. Ele foi lá procurando Paulo. Ele ficou ao lado de Paulo. Ele colocou as mãos em Paulo. Ele o chamou de irmão.

Pessoas que estão no processo de conversão precisam de pessoas que as incentivem. Infelizmente, na maioria das vezes os desencorajamos a se tornarem cristãos. Vamos falar sobre os problemas dentro da igreja. Falaremos sobre doutrinas estranhas. Faremos tudo o que pudermos para que eles resistam a se tornarem cristãos.

Deixe-me te dizer uma coisa: Deus quer que cada um de nós se torne um Assistente de Parto Espiritual, Parteira ou Obstetra.

Em algum momento da sua vida, alguém ao seu redor enfrentará uma crise espiritual e Deus vai te colocar lá para ajudar essa pessoa a se tornar cristã.

Então, ESTEJA PREPARADO!

 

Deus te abençoe,

 

Pastor Lucas