Ser cristão não nos deixa imunes a problemas e dificuldades. Todos nós, mais cedo ou mais tarde, teremos que enfrentar adversidades. Alguns de nós mais e outros menos. O que precisamos saber é como enfrentá-los, como cristãos.
No Salmo 77, Asafe compartilha conosco como devemos lidar com as adversidades. Vejamos a segunda maneira.
2 – TEMOS QUE LEMBRAR – 11-12, 16-20
A segunda coisa que devemos fazer é lembrar. Temos que lembrar o que Deus fez:
O que Deus fez na história.
O que Deus fez na história de nossa família.
O que Deus fez em nossa história.
Nos versículos 11 e 12, Asafe nos conta o que Deus fez em seu passado.
Salmo 77:11 Recordo os feitos do SENHOR, pois me lembro das tuas maravilhas da antiguidade.
Salmo 77:12 Considero também nas tuas obras todas e cogito dos teus prodígios.
Ele se lembrou dos atos poderosos de Deus em sua vida pessoal. Ele se lembrou dos feitos maravilhosos de Deus em sua vida. Essas ações estavam constantemente em seus pensamentos. Ele diz que não consegue parar de pensar nelas.
Da mesma forma nós, quando enfrentamos adversidades, devemos nos lembrar de todas as coisas maravilhosas que Deus fez em nossas vidas. Devemos alimentar nossas mentes com esses pensamentos sobre a graça e a misericórdia de Deus durante nossos anos.
Você consegue se lembrar de uma ocasião em que Deus o guiou; ou quando Ele estava presente em um tempo de angústia? Você se lembra de sentir Sua graça e amor quando ninguém se importava com você?
Lembre. Lembre-se dos momentos em que sua família precisou de Sua paz e conforto, e Ele estava lá para envolvê-lo com bondade.
Será que temos uma memória tão curta que não conseguimos nos lembrar da última vez que o Senhor agiu em nossa vida, em nossa família ou em nosso trabalho?
Esses pensamentos nos ajudarão a lembrar de outra coisa.
Os atos realizados por Deus para nos redimir. A Redenção realizada por Deus.
A segunda coisa que ele lembrou é a redenção realizada por Deus.
Salmo 77:16 Viram-te as águas, ó Deus; as águas te viram e temeram, até os abismos se abalaram.
Salmo 77:17 Grossas nuvens se desfizeram em água; houve trovões nos espaços; também as suas setas cruzaram de uma parte para outra.
Salmo 77:18 O ribombar do teu trovão ecoou na redondeza; os relâmpagos alumiaram o mundo; a terra se abalou e tremeu.
Salmo 77:19 Pelo mar foi o teu caminho; as tuas veredas, pelas grandes águas; e não se descobrem os teus vestígios.
Salmo 77:20 O teu povo, tu o conduziste, como rebanho, pelas mãos de Moisés e de Arão.
Redenção da escravidão no Egito. Eles eram escravos, sem direitos, sem vida e sem esperança. Deus veio a eles e os conduziu para fora do Egito para uma terra que Ele prometeu a seus antepassados.
Nós, da mesma forma, devemos nos lembrar da salvação que Deus nos deu. Éramos escravos de nossos pecados e não podíamos nos salvar. Fomos condenados a morrer e a ser separados de Deus para sempre. E então, Jesus veio para nos salvar e nos trazer de volta a Deus com Sua graça e poder.
Você se lembra de quando Jesus veio à sua vida e lhe deu graça, fé e salvação? Você se lembra de quando sentiu que Deus o aceitou em Sua família, como Seu filho ou filha especial? Você se lembra de quando seus pecados eram tão sombrios que você não tinha esperança de ver a luz, e então Jesus veio com Sua luz e sangue para limpá-lo e guiá-lo para uma vida eterna?
Toda vez que celebramos a comunhão, devemos lembrar não apenas o sacrifício de Cristo, mas também nossa história pessoal de redenção.
Você se lembra de quando estava sujo e Jesus o limpou? Você se lembra de quando estava perdido e Deus o encontrou? Você se lembra de quando era cego e Ele lhe deu visão?
Asafe não apenas lembrou-se de sua história pessoal de salvação, mas também da história e do grande poder de Deus redimindo seu povo da escravidão.
Quando você enfrentar adversidades e parecer que Deus está longe, ou surdo, ou mudo, lembre-se de sua experiência com Ele. Lembre-se do que Ele já fez em sua vida. Lembre-se da maravilhosa salvação que Ele realizou em você.
Lembre-se...
Lembre-se dos detalhes desses eventos. Onde você estava? O que você sentiu? Como isso aconteceu? Quem estava lá com você?
Isso nos ajudará a entender que Deus nem sempre esteve em silêncio e ausente.
Houve um tempo em que Ele estava perto de nós, tão perto que podíamos sentir Sua presença.
ENTÃO, POR FAVOR, SE VOCÊ ESTÁ ENFRENTANDO ADVERSIDADES, LEMBRE-SE DE DEUS EM SUA HISTÓRIA E EM SUA REDENÇÃO!
Deus te abençoe,
Pastor Lucas