sábado, 5 de julho de 2025

Razões para tirar os Dez Mandamentos da Igreja – A Décima Razão: Eu Quero o Que as Outras Pessoas Têm – Parte 2

Em um mundo onde nossos desejos são reis e rainhas, o Décimo Mandamento representa uma tarefa extremamente difícil para todos nós. Queremos coisas, mesmo que não possamos e não devamos tê-las.

O Décimo Mandamento lida com desejos. Aqui está o mandamento: “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.” Êxodo 20:17

II – DESEJOS EQUIVOCADOS

A segunda coisa que aprendemos sobre a cobiça é que são desejos equivocados. O desejo não é ruim. O ruim é quando colocamos nossos desejos no lugar errado. Quando fazemos isso, começamos a mudar nossas prioridades.

Há uma parábola muito conhecida que Jesus contou. Essa parábola nos ajudará a entender essa lição. Aqui está:

“[16] E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. [17] E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? [18] E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. [19] Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. [20] Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? [21] Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.” Lucas 12:16-21

Vejamos o que podemos aprender sobre desejos mal colocados.

         A - As coisas materiais são mais importantes do que as espirituais

Sim, esta é a primeira coisa que faremos com nossos desejos, faremos com que as coisas materiais sejam mais importantes do que as espirituais. É por isso que as disciplinas espirituais sempre serão empurradas para o lado em nossas prioridades ou trocadas por trabalho, carros, eventos, comida e outras coisas. Se você tiver que escolher entre um filme, ou algum momento na internet, e ler a Bíblia ou orar, na maioria das vezes escolheremos o filme, internet e qualquer outra coisa que pareça mais atraente aos nossos desejos.

         B - As coisas temporárias são mais importantes do que as coisas eternas

A segunda coisa é sobre a eternidade. O importante é o aqui e agora. Não nos importamos com a eternidade. A maioria das pessoas hoje vive como se não houvesse vida após a morte. Elas acreditam que a única vida que exixte é esta, e querem fazer e experimentar tudo o que puderem antes de morrer. Elas não entendem e veem que estão colocando suas vidas em risco.

         C - O eu é mais importante do que Deus e outras pessoas

Finalmente, nossos desejos e nós mesmos teremos todas as prioridades em nossas vidas. Pelo menos, é isso que queremos. Nós nos preocupamos apenas com nós mesmos. Nós somos o centro do universo e, por causa disso, Deus e outras pessoas não são importantes, ou pelo menos não tão importantes quanto pensamos que somos.

Meu amigo, você mantém seus desejos sob controle? Um ou mais estão no lugar errado? Este mandamento nos ajuda a verificar e controlar nossos desejos.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas