sábado, 31 de maio de 2025

Razões para tirar os Dez Mandamentos da Igreja – A Oitava Razão: Se Ninguém Está Vendo, Eu Posso Pegar – Parte 2

No passado, não muito tempo atrás, as pessoas roubavam e roubavam no escuro, à noite, para que ninguém pudesse vê-las. Hoje em dia, cada vez mais, estamos vendo na TV e na internet pessoas roubando abertamente de pessoas e lojas à luz do dia e sabendo que estão sendo gravadas. 

É fácil para os cristãos condená-las; o problema é que às vezes os cristãos também roubam. Nós roubamos de Deus.

O mandamento é claro: “Não furtarás. Êxodo 20:15”.

II – RAZÕES PELAS QUAIS AS PESSOAS ROUBAM

Aqui estão algumas razões importantes:

         R - Queremos ter mais do que devemos ter

A primeira razão que temos aqui é simples, só queremos ter mais do que deveríamos ter. Essa é a definição de nossa geração. Queremos mais, se não pudermos ter mais por meios legais, vamos tirar de outra pessoa.

Essa atitude mostra falta de contentamento

Isso não significa que você não esteja lutando para conseguir um emprego melhor e um salário melhor; mas você deve se contentar com o que tem, sabendo que Deus proverá para você e sua família.

         B - Queremos ter algo mais rápido do que deveríamos ter

A segunda razão para as pessoas roubarem é que elas querem ter algo mais rápido do que deveriam. A tentação aqui é ter algo agora, quando deveria levar muitos meses e anos para tê-lo.

Essa atitude mostra falta de paciência

As pessoas não estão dispostas a esperar. Elas querem essas coisas agora e estão dispostas a arriscar sua liberdade para obtê-las. Pense desta forma: “Se você não tem dinheiro para comprar algo, talvez seja porque Deus não quer que você o tenha agora”.

         C - Queremos ter mais fácil do que deveríamos

A última razão que encontrei para roubar é que queremos ter mais fácil do que deveríamos. Algumas pessoas não querem trabalhar duro para ter seu próprio dinheiro. Elas acreditam que podem ter mais fácil se roubarem de outra pessoa.

Essa atitude mostra falta de ética de trabalho

Algumas pessoas são preguiçosas demais para encontrar um emprego e trabalhar duro.

III – ROUBAR DE DEUS

Em Malaquias, temos aquele texto muito conhecido sobre roubar de Deus. Aqui está:

“[8] Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. [9] Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. [10] Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. [11] Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. [12] Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos. Malaquias 3:8-12”

         A - Nos dízimos e ofertas

Neste texto, Deus é muito claro com Seu povo no versículo 8 quando diz: "Vocês estão me roubando nos dízimos e ofertas. O significado disso é: não estamos dando o que o próprio Deus estipulou para que déssemos. Os dízimos combinados são mais de DEZ POR CENTO de nossa renda. Além disso, ainda temos as ofertas.

         B - Traz uma maldição em nossas vidas

As consequências em nossas vidas são claras; somos amaldiçoados porque estamos roubando do próprio Deus. O versículo 9 nos diz isso.

         C - Revela falta de fé

Quando não damos o dízimo, essa atitude revela nossa falta de fé. Estamos dizendo a todos e a Deus que não confiamos Nele para cuidar de nós.

Nos versículos 10-12, Deus deixa claro que devemos trazer todos os dízimos para Sua casa, e então, e somente então, Ele nos abençoará.

Quando estudamos esse mandamento um pouco mais profundamente, percebemos que não o estamos obedecendo. Por causa disso, devemos tirar esse mandamento da igreja.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 24 de maio de 2025

Razões para tirar os Dez Mandamentos da Igreja – A Oitava Razão: Se Ninguém Está Vendo, Eu Posso Pegar – Parte 1

“Não furtarás. Êxodo 20:15.” Este é o oitavo mandamento. Há muitas maneiras de roubar coisas das pessoas. As mais comuns são à força ou com uma arma. Há também uma maneira mais sutil, sem que as pessoas vejam.

Agora vivemos em uma época em que a ética está ficando cinza. Não sabemos mais o que é certo e errado.

Há alguns de nós que têm a atitude de “Robin Hood”. Aqueles que dizem: “Não há problema em tirar dos ricos e dar aos pobres”. Essa atitude é evidenciada pelo roubo de grandes corporações e pessoas ricas, porque elas têm muito.

Há alguns de nós que acreditam no “Décimo Primeiro Mandamento” que diz: “Não seja pego!” Isso significa que não há problema em roubar, desde que ninguém veja.

Nossa geração está aprendendo a torcer e minimizar esse mandamento para aliviar a culpa que vem do roubo. E porque somos tão bons nisso, não temos mais o sentimento de culpa quando roubamos.

Aqui temos outro texto que nos ajudará a entender o que está envolvido neste mandamento.

Levítico 6:2-7

“[2] Quando alguma pessoa pecar, e cometer ofensa contra o SENHOR, e negar ao seu próximo o que este lhe deu em depósito, ou penhor, ou roubar, ou tiver usado de extorsão para com o seu próximo; [3] ou que, tendo achado o perdido, o negar com falso juramento, ou fizer alguma outra coisa de todas em que o homem costuma pecar, [4] será, pois, que, tendo pecado e ficado culpada, restituirá aquilo que roubou, ou que extorquiu, ou o depósito que lhe foi dado, ou o perdido que achou, [5] ou tudo aquilo sobre que jurou falsamente; e o restituirá por inteiro e ainda a isso acrescentará a quinta parte; àquele a quem pertence, lho dará no dia da sua oferta pela culpa. [6] E, por sua oferta pela culpa, trará, do rebanho, ao SENHOR um carneiro sem defeito, conforme a tua avaliação, para a oferta pela culpa; trá-lo-á ao sacerdote. [7] E o sacerdote fará expiação por ela diante do SENHOR, e será perdoada de qualquer de todas as coisas que fez, tornando-se, por isso, culpada.”

Este texto nos dá alguns detalhes sobre roubo. Vejamos o primeiro:

I – O SIGNIFICADO DESTE MANDAMENTO

A primeira coisa que aprenderemos é o significado desse mandamento. O que Deus tinha em mente quando disse: “Não furtarás”.

         A - Não pegue o que não é seu

A primeira exigência é não pegar o que não é seu. Isso não deve ser muito difícil para nós entendermos. Mas hoje é. Devemos entender que toda vez que tiramos algo de alguém, estamos roubando. Tudo o que tomamos não nos pertence.

         B - Não guarde o que não é seu

A segunda exigência que Deus tinha em mente é não guardar o que não é seu. Às vezes encontramos coisas, ou pegamos coisas emprestadas e não fazemos um esforço para encontrar o dono ou devolver o objeto. Isso também é roubar.

         C - Não aceite nada desonestamente

O terceiro mandato é: não aceite nada desonestamente. Toda vez que usamos qualquer tipo de truque para obter algo de outras pessoas, estamos roubando. Nos negócios, essa atitude estaria relacionada a salários, pesos e lucros do lado do patrão; e levando as coisas e o tempo do lado dos funcionários.

Como você pode ver, roubar não é apenas uma prerrogativa de ladrões, gatunos e assaltantes, qualquer um de nós pode roubar. Nós simplesmente não sabemos todos os detalhes e implicações deste simples mandamento.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 17 de maio de 2025

Razões para tirar os Dez Mandamentos da Igreja – A sétima razão: sexo é uma questão de preferências pessoais – Parte 2

O mandamento: “Não cometerás adultério.” Êxodo 20:14, não tem apenas uma dimensão. Ele se expressa de várias maneiras e, por isso, tem sérias consequências. Vamos vê-los.

II – Os tipos de adultério

A Bíblia descreve o adultério em muitas formas e tipos diferentes, aqui estão eles.

         A - Adultério Espiritual

O primeiro é o adultério espiritual. Já vimos isso quando estudamos a idolatria. Quando trocamos Deus por outros deuses, estamos cometendo adultério espiritual.

“...para que eu possa apanhar a casa de Israel no seu próprio coração, porquanto todos se apartaram de mim para seguirem os seus ídolos.” Ezequiel 14:5 

         B - Adultério Físico

O segundo tipo de adultério é o físico. É o ato sexual que é proibido nas escrituras.

“Nem te deitarás com a mulher de teu próximo, para te contaminares com ela.” Levítico 18:20 

Algumas pessoas pensam que, se não cometerem nenhum desses, estão bem. Eles estão errados. Jesus veio e estendeu esse mandamento um pouco mais.

         C - Adultério Mental

É por isso que temos um terceiro tipo de adultério. Este acontece dentro de nossas mentes e corações. Jesus disse que é adultério de qualquer maneira.

“[27] Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. [28] Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.” Mateus 5:27-28

III – As consequências do adultério

Agora vamos ver as consequências do adultério em nossas vidas.

         A - Uma maldição de Deus

A primeira consequência é a maldição de Deus. Aqui Deus está falando com Davi sobre seu adultério e assassinato contra Urias. Deus amaldiçoou Davi por isso.

“Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.” 2Samuel 12:10 

         B - O Julgamento de Deus

A segunda consequência é o julgamento de Deus. Deus considera o casamento extremamente importante. Se fizermos algo contra isso, teremos o julgamento de Deus em nossas vidas.

“Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.” Hebreus 13:4 

         C - Sem Herança no Reino de Deus

A última consequência é eterna. Se continuarmos praticando adultério, o preço será extremamente alto.

“[5] Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. [6] Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.” Efésios 5:5-6 

“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas,” 1Coríntios 6:9 

Como você pode ver, estamos com grandes problemas em nossa geração. Jesus chamou sua geração de adúltera e pecadora. Se Sua geração foi assim, você pode imaginar a nossa? 

“Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.” Marcos 8:38 

Acredito firmemente que devemos tirar esse mandamento da igreja também. Se estamos dispostos a defendê-lo, é porque estamos dispostos a obedecê-lo.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 10 de maio de 2025

Razões para tirar os Dez Mandamentos da Igreja – A sétima razão: sexo é uma questão de preferência pessoal – Parte 1

XXX – Este sinal e letras dizem tudo. Vivemos em um mundo onde o sexo está envolvido em tudo. Novelas, filmes, séries, programas especiais, propagandas, etc. Com a liberdade e a libertinagem que temos em nossa geração, podemos fazer tudo o que quisermos. Não há limite para nossos desejos e preferências.

O maior perdedor é a FAMÍLIA. A família da maneira que conhecemos tem seus dias contados.

O Sétimo Mandamento afirma: “Não adulterarás.” Êxodo 20:14. Não devemos precisar dizer muito sobre este mandamento. É tão claro e direto que devemos ser capazes de entendê-lo e praticá-lo. Mas, como podemos ver e experimentar, não é tão fácil.

Por causa disso, aprenderemos o que Deus tinha em mente quando disse: "Não cometerás adultério".

I – O Significado deste Mandamento

A primeira coisa que vamos aprender é o significado desse mandamento.

         A - A principal razão

A razão é clara; Deus quer preservar o casamento.  O casamento é o ponto focal neste mandamento.  O casamento na mente de Deus é entre um homem e uma mulher.

“[6] porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. [7] Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], [8] e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. [9] Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.” Marcos 10:6-9

Este texto é muito importante porque é uma declaração do próprio Jesus, não dos apóstolos, líderes espirituais ou qualquer profeta. É Jesus esclarecendo a principal razão para este mandamento.

         B - A definição

A definição deste mandamento é simples: “Não tenha nenhum relacionamento sexual fora do casamento”. O casamento é sagrado e deve ser mantido assim.

“Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.” Hebreus 13:4

         C - A extensão

Todo comportamento sexual que está fora do casamento é proibido neste mandamento.

“Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;” Colossenses 3:5 

“Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;” 1Tessalonicenses 4:3 

Isso inclui incesto, homossexualidade, bestialidade, pedofilia e prostituição. O maior problema que nossa geração está enfrentando é que essa lista continua crescendo e se expandindo. 

Todos nós sabemos o que este mandamento nos diz, nosso desafio é obedecê-lo.

 

Deus te abençoe,


Pastor Lucas 

sábado, 3 de maio de 2025

Razões para tirar os Dez Mandamentos da Igreja – A sexta razão: podemos eliminar os inconvenientes – Parte 3

“Não matarás.” Isso é o que Deus escreveu em Êxodo 20:13. Isso não é uma sugestão, ou apenas uma boa ideia para os humanos viverem bem neste mundo. Este é um mandamento diretamente do próprio Deus. Devemos levar isso a sério.

Vejamos um dos aspectos mais importantes deste mandamento.

IV – As consequências

É claro que, quando matamos pessoas, não apenas tirando suas vidas, mas também assassinando-as política, social, emocional e espiritualmente, haverá consequências. Vejamos algumas delas:

         A – A Maldição

A primeira consequência é a maldição. Há uma maldição relacionada a este mandamento. É o que encontramos na história do primeiro assassinato, quando Caim assassinou seu irmão Abel. Deus proferiu esta forte maldição: 

“És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão.” Gênesis 4:11

Quando as pessoas matam outras fora dos parâmetros e limites impostos pela Lei de Deus, há uma maldição.

         B – O relacionamento com Deus é afetado

O assassinato afetará nosso relacionamento com Deus. Essa é a segunda consequência, nosso relacionamento com Deus será anulado ou comprometido.

Isto é o que Deus declarou através do profeta Isaías:

“Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.” Isaías 1:15

“[2] Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. [3] Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos, de iniquidade; os vossos lábios falam mentiras, e a vossa língua profere maldade. Isaías 59:2-3

Sim, o assassinato interromperá nosso relacionamento com Deus.

         C – O Destino Final é Afetado

A terceira consequência é sobre o destino final. Quando alguém mata alguém ilegalmente, seu destino final está em risco. Isto é o que João ouviu sobre a Nova Jerusalém e quem estará lá:

“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” Apocalipse 21:8

“Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.” Apocalipse 22:15

Como você pode ver, podemos matar não apenas com armas; podemos matar com palavras e atitudes. Talvez você nunca tenha puxado o gatilho para ninguém, mas falou contra essa pessoa, isolou-a social ou politicamente, ou nunca compartilhou a mensagem transformadora do evangelho com ela.

Aos olhos de Deus, você está matando da mesma forma como se estivesse puxando o gatilho.

Portanto, este mandamento também deve ser removido de nossa lista. Devemos tirá-lo da igreja.

 

Deus te abençoe, 

Pastor Lucas