Imagine se houvesse um telefone que conectasse alguém diretamente a Deus. Imagine se esse telefone fosse oferecido a você para fazer uma ligação telefônica de graça. Você provavelmente ficaria extremamente animado com a oportunidade. Com todos os desafios e problemas que todos enfrentamos hoje em dia; realmente seria emocionante.
Agora imagine quando Deus chega do outro lado da linha e pergunta o que você quer, e você, sem ter ideia de como responder, começa a recitar o Pai Nosso. Você pode imaginar como isso seria estranho? Você tem a oportunidade de conversar com o Deus Todo-Poderoso e começa a ler uma oração.
Infelizmente, nossa vida de oração é muito pobre. Nós realmente não sabemos orar, e é por isso que não temos as respostas certas para nossas orações.
Em JOÃO 15: 1-17, Jesus diz a Seus discípulos que a oração é um dos aspectos mais importantes da vida cristã. Ter um compromisso com Cristo envolverá a oração.
1 – Oração é reconhecer e aceitar nossas limitações
O maior desafio que enfrentamos em nossa vida de oração é que acreditamos que podemos enfrentar as coisas sozinhos. Acreditamos que podemos progredir sem pedir ajuda. O orgulho é o pior inimigo de uma vida de oração. Não queremos que ninguém conheça nossa luta, nem mesmo Deus. Resistimos muito bem para contar a Deus nossos problemas, pecados e necessidades.
Isto é o que Jesus disse aos discípulos: “João 15:5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”
Jesus neste versículo deixa claro para Seus discípulos que sem Ele eles não poderiam fazer nada. “Sem mim nada podeis fazer.” Oramos porque percebemos que não o temos, ou não podemos agir sozinhos.
A oração é uma experiência HUMILDE. Isso nos coloca em nosso lugar certo, de dependência e necessidade. Quando oramos, reconhecemos que Deus é Deus, criador e soberano, e somos criaturas, pecadores, necessitados de ajuda, misericórdia e graça.
Nós, homens, e principalmente um homem latino, lutamos particularmente com essa ideia de precisar de algo, ou não ser capaz de fazer nada. Não gostamos de ter que aceitar que somos impotentes, não podemos fazer e precisamos de ajuda. Queremos mostrar que podemos lidar com a situação e cuidar de nossos próprios negócios.
Isso não é lamentável? Isso não é triste e louco? Você provavelmente não conhece ninguém assim, Certo? Olhe ao redor ou olhe para um espelho.
Encontre alguém e diga-lhe: “Preciso de ajuda, você pode orar por mim?” Não só isso, agora, levante sua voz para Deus, sim, Ele está aí com você agora, e Ele pode ouvi-lo, dizer esta oração simples: “Senhor, não posso fazer isso sozinho, preciso da sua ajuda”.
Este é um primeiro passo importante em nossa jornada na disciplina de oração, reconhecer nossa necessidade.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas