Como todos sabem, sou pescador, é claro que não! Eu pesquei apenas uma vez em toda a minha vida e, é claro, não peguei nada. Era muito tranquilo, não podíamos conversar ou fazer barulho, e era um barco pequeno. Depois de algumas horas, decidimos parar e voltar para casa. Essa foi a minha maravilhosa experiência de pesca.
Mas mesmo que eu não saiba pescar, eu entendo o sistema, por falta de uma palavra melhor. Sei que precisamos de uma vara com uma linha, um anzol e uma isca. A isca precisa se encaixar em alguns critérios, ser colorida, chamativa e se mover de uma maneira que o peixe caia nela e pense que está viva e comestível. E então, BOOM! Ele morde, e é fisgado. O peixe, como se diz no popular “não pode ajudar a si mesmo”; ele vê a isca e vai atrás dela.
Isso ilustra uma história muito interessante no Novo Testamento. Você pode encontrar essa história no Evangelho de Lucas 14:1-6.
Jesus é convidado a comer na casa de um fariseu, e foi num sábado, então provavelmente a comida e tudo o mais tinha que ser preparada no dia anterior. O texto diz que Ele estava sendo cuidadosamente observado.
E BOOM! Lá, na frente dele, um homem com hidropisia. Hidropisia: É um termo antigo para o inchaço dos tecidos moles devido ao acúmulo de excesso de água. A hidropisia é muitas vezes mais proeminente na parte inferior das pernas e pés no final do dia, como resultado do acúmulo de líquido da posição ereta geralmente mantida durante o dia. Não é uma doença, mas sim um sintoma e geralmente aponta para uma condição mais grave. Indica uma doença.
Não sabemos se o homem era um convidado, ou uma pessoa não convidada que veio em busca de Jesus (ver comentários em 7:37 para tais observadores não convidados) ou se ele foi “plantado/infiltrado” pelos fariseus para provocar Jesus a curá-lo.
Muitos estudiosos acreditam que ele estava lá como isca, então esses líderes religiosos provocariam Jesus a curar o homem em um sábado e teriam razões para acusá-lo.
Jesus fez o que eles esperavam que Ele fizesse, mostrando-lhes que a graça de Deus não é apenas imerecida, é bem visível, indisfarçável, incontrolável e incontestável.
1 – A Graça Visível – A primeira lição que aprendemos sobre a graça de Deus nesta história é que ela não está escondida. Você não pode esconder a graça de Deus. É tão clara e óbvia que todos podem ver. A graça de Deus é tão maravilhosa que não pode ser escondida, Deus a mostrará, mesmo que com algum risco.
Jesus curou aquele homem, ele era a isca, mas ele foi curado de qualquer maneira, Jesus não escondeu sua graça por causa de motivações ou circunstâncias espúrias. Era um jantar com muitas pessoas importantes lá, mas a graça de Deus não podia ficar escondida.
Meus amigos, em nossas vidas diárias, temos visto, testemunhado e experimentado a maravilhosa Graça de Deus bem diante de nossos olhos. Deus não pode Se esconder. Ele é um Deus Gracioso.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas