sábado, 30 de julho de 2022

Bem-Aventuranças: A Felicidade que Ninguém Quer – Os Mansos – Parte 3

           Como todos sabemos, vivemos em uma época em que somos encorajados a lutar por tudo. Ser manso e gentil não é uma das melhores qualidades que as pessoas procuram nos outros. Nossa sociedade luta para aceitar os mansos e gentis, mas como cristãos e discípulos de Jesus precisamos entender que ser manso trará resultados maravilhosos para nossas vidas.

Nesta Beatitude Jesus deixa claro sobre o resultado de ser manso. Vamos dar uma olhada.

3 – MANSIDÃO SERÁ RECOMPENSADA POR DEUS

Finalmente, aprendemos neste verso que há uma recompensa de Deus por aqueles que são mansos. Há duas recompensas para os mansos:

“Mateus 5:5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.”

A.            Eles serão abençoados – A palavra que já vimos. Significa as bênçãos espirituais e a felicidade que vêm do próprio Deus. São internos e espirituais.

B.            Eles herdarão a terra – A segunda coisa que receberão é a herança da terra.  O que todos lutaram pelos mansos herdará. 

a.    Eles não precisarão lutar por isso – o próprio Deus dará a eles.

b.            Eles não vão recebê-la dos pecadores – Os pecadores não darão aos mansos a terra.  Não são os pecadores que darão a terra aos mansos, mas o próprio Deus.

c.             Eles receberão porque é sua herança – É parte da recompensa por pertencer ao Reino de Deus e ser pobre de espírito, chorar e ser manso. 

Agora você pode ver como este sermão é difícil. Deus espera que todos nós sejamos mansos, e gentis, para nos submetermos a Ele e aos outros. 

Mesmo que tenhamos o poder de vencer e superar, a gentileza que foi plantada em nossos corações deve assumir e nos ajudar a ser humildes. Só assim  herdaremos a Terra. 

Olhe ao redor, um dia o próprio Deus restaurará esta terra e Ele a dará àqueles que são mansos.

Isto é o que o salmista tem a nos dizer sobre os mansos:

“Salmo 37:7-13 – [7]Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. [8] Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal. [9] Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra. [10] Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar e não o acharás. [11] Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.

[12] Trama o ímpio contra o justo e contra ele ringe os dentes. [13] Rir-se-á dele o Senhor, pois vê estar-se aproximando o seu dia.”

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 23 de julho de 2022

Bem-Aventuranças: A Felicidade que Ninguém Quer – Os Mansos – Parte 2

            Muitos de nós temos a ideia errada de que mansidão e gentileza é uma demonstração de fraqueza. Não poderíamos estar mais errados. Mansidão não é nada disso. Vejamos outro aspecto importante da mansidão.

2 – A MANSIDÃO É O PODER SOB CONTROLE

Como vimos em nosso último artigo, esta palavra é usada para animais cujos espíritos, naturalmente selvagens, foram quebrados por um treinador para que pudessem fazer um trabalho útil. Isso não significa que esses animais não são mais poderosos, não, eles ainda têm sua força, mas essa força está sob controle.

A.   Não é uma fraqueza – Na maioria das vezes temos a impressão errada de que manso significa fraco. Não, não é. 

a.    Moisés era manso – A Bíblia diz que Moisés era muito manso, mesmo sendo um líder muito forte.

Números 12:3 Era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.

b.   Jesus era manso – O Evangelho e o Apóstolo Paulo deixam claro para nós que Jesus era manso e gentil.

“Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.”

“2Coríntios 10:1 E eu mesmo, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde; mas, quando ausente, ousado para convosco,”

B.   – É força domada – Mansidão é força sob controle, domada. É saber quem somos, e o que somos capazes de fazer, mas nós, pela graça de Deus, somos capazes de nos abster de fazê-lo. 

a.    Moisés ficou com raiva – A Bíblia nos diz que Moisés ficou com raiva quando viu o que as pessoas estavam fazendo, abandonando Deus por outro deus.

“Êxodo 32:19 Logo que se aproximou do arraial, viu ele o bezerro e as danças; então, acendendo-se-lhe a ira, arrojou das mãos as tábuas e quebrou-as ao pé do monte;” 

b.   Jesus ficou com raiva – A Bíblia também nos fala sobre Jesus ficar enraivecido com os cambistas no templo. Levou algum tempo para ele explodir, mas ele o fez.

“João 2:15 tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas.” 

C.    É ficar com raiva e não pecar – Isto é o que Paulo escreve para os Efésios:

“Efésios 4:26 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,” 

É claro que podemos ficar irados sem pecar. É quando ficamos com raiva pela razão certa. Não devemos ficar com raiva por causa de nós mesmos, mas porque Deus e outras pessoas estão sofrendo injustiça.

Como você pode ver, meu amigo, mansidão não é sinônimo de fraqueza, podemos ser fortes e mansos ao mesmo tempo. Só precisamos deixar o Espírito Santo domar nossa força para imitarmos nosso Senhor.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 16 de julho de 2022

Bem-Aventuranças: A Felicidade que Ninguém Quer – Os Mansos – Parte 1

            Se eu tivesse que imaginar o oposto da mansidão, eu escolheria um Viking. Pelo menos, esta é a imagem que tenho dos vikings, eles são o oposto da mansidão. Eles são violentos, orgulhosos, e decidem tudo através da luta e do uso de uma espada, ou o que eles têm em suas mãos.

Eu acho que ainda temos esse tipo de atitude hoje em dia, “se você não acredita no que eu acredito eu vou te matar. Se você não fizer o que eu digo, você será rejeitado. Este lugar não é um lugar para pessoas fracas. Precisamos de pessoas fortes para conquistar o mundo. E se alguém não concordar conosco, ou tentar nos impedir, nós vamos destruí-los.”

Soa como algo que você conhece? Nós temos um pouco destas atitudes em nossa vida cristã que nos fazem parecer mais com os vikings do que cristãos reais.

Hoje aprenderemos outra Bem-Aventurança,

“Mateus 5:5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” 

É isso que a mansidão significa: "Significa gentil, manso, a qualidade moral positiva de lidar com as pessoas de uma maneira gentil, com humildade e consideração. Gentil vem de uma palavra grega, que basicamente significa leve ou suave. O termo às vezes era usado para descrever um medicamento reconfortante ou uma brisa suave. Foi usado para descrever potros e outros animais cujos espíritos naturalmente selvagens foram quebrados por um treinador para que pudessem fazer um trabalho útil. Como atitude humana, significava ser gentil de espírito, manso, submisso, quieto, terno.”

Como você pode ver é diferente da atitude que encontramos em nossas igrejas hoje em dia. Vejamos com mais detalhes o que é mansidão:

1 – A MANSIDÃO É PRODUZIDA POR DEUS

A primeira coisa que aprendemos neste texto é que o próprio Deus produz a verdadeira mansidão. Não podemos fazer isso por nossos próprios esforços.

A.   Ser manso é um resultado direto de ser pobre de espírito e choro – Como temos aprendido, as Bem-Aventuranças são passos em uma sequência muito detalhada. 

a.    Temos que ser pobres de espírito – o primeiro passo é ser pobre de espírito, reconhecer que não podemos fazer nada com nosso próprio poder e esforço. É só pela graça que entramos no Reino dos Céus.

“Mateus 5:3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.” 

b.   Temos que lamentar – É importante entendermos que temos que lamentar por causa de nossos pecados, pela igreja e pelos perdidos. A graça, o amor e a misericórdia de Deus devem ter prioridade em nossas vidas.

“Mateus 5:4 Bem-aventurados são aqueles que choram, pois serão consolados.” 

B.   Ser manso é resultado direto do trabalho do Espírito Santo em nós – Quando Paulo lista o fruto do Espírito, encontramos a masidão nele. Esta é outra tradução para esta palavra. É o Espírito de Deus que produzirá mansidão em nós.

“Gálatas 5:22-23 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, [23mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei..”

C.    Ser manso é um resultado direto de uma disciplina espiritual – Também aprendemos que a gentileza/mansidão é resultado de uma disciplina espiritual. A semente plantada em nós. É através da disciplina espiritual que faremos essa semente crescer.

“Efésios 4:2 Seja completamente humilde e gentil; ser paciente, tendo um com o outro no amor.” 

“Colossenses 3:12 Portanto, como o povo escolhido por Deus, santo e querido amado, vista-se com compaixão, bondade, humildade, gentileza e paciência.” 

Meu amigo, como você pode ver, a mansidão é resultado do trabalho de Deus em nossas vidas.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 9 de julho de 2022

Bem-Aventuranças: A Felicidade que Ninguém Quer – Aqueles que Choram – Parte 3

          Sim, o choro faz parte da nossa vida cristã. Mesmo que não gostemos, precisamos entender que estará conosco ao longo de nossa vida neste lado do céu. Nos artigos passados vimos que vamos chorar por nós mesmos e pela igreja.

Hoje vamos aprender mais um grupo de pessoas pelas quais devemos lamentar, os perdidos.

3 – LAMENTAMOS POR AQUELES QUE ESTÃO PERDIDOS

A última razão para lamentar é por aqueles que estão perdidos. Às vezes temos uma atitude diferente em relação a eles. Nós não gostamos deles, nós os rejeitamos, porque eles não acreditam no que acreditamos, nem vivem da maneira que achamos que deveriam.  Mas a Bíblia é clara quando nos diz que devemos lamentar por eles, porque eles estão perdidos.

A – Jesus e Jerusalém – Em Mateus 23 encontramos Jesus lamentando e chorando por Jerusalém, e a razão é que eles não acreditavam nEle. 

“Mateus 23:37 “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!””

Esta foi uma demonstração de Seu amor e desejo para que eles se arrependessem e acreditassem. Devemos ter a mesma atitude em relação às pessoas que não têm Cristo e estão perdidas, caminhando sob condenação.

B – Paulo e os judeus – Temos a mesma atitude em Paulo e seus irmãos e irmãs da nação de Israel.

Em Romanos 9 encontramos este texto:

Romanos 9:1-3 – [1] Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência: [2] tenho grande tristeza e incessante dor no coração; [3] porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne.”

Paulo vai ao extremo ao dizer que prefere ser amaldiçoado para que fossem salvos. Foi esse desejo intenso que o fez se tornar o apóstolo dos gentios. A igreja de hoje deve ter esse tipo de lamento pelos perdidos, aqueles que não conhecem Cristo, e não têm esperança e salvação.

Jesus disse que aqueles que choram seriam consolados. Eles receberão consolo.

A – É um Consolo de Deus – Nosso Deus é um Deus de todo consolo. Ele sabe como nos consolar.

“2Coríntios 1:3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!”

B – O Espírito é o Consolador enviado por Jesus – Jesus disse aos discípulos que Ele enviaria outro Conselheiro.

“João 14:16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,”

O Espírito é o consolador de Deus em nossos corações quando choramos pelas razões certas.

C – Este Encorajamento é Eterno – Na carta dos tessalonicenses Paulo nos diz que esse conforto de Deus é pela graça e é eterno. Não é algo que depende das circunstâncias da vida.

2Tessalonicenses 2:16 Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça,”

D – Estará conosco até chegarmos ao Céu – No livro do Apocalipse João viu que Deus enxugará cada lágrima de seus olhos.

Apocalipse 21:4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.”

Aqueles que choram finalmente serão consolados de uma vez por todas, pelo próprio Deus.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 2 de julho de 2022

Bem-Aventurança: A Felicidade que Ninguém Quer – Aqueles que Choram – Parte 2

 “Mateus 5:4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.”

Sim, bem-aventurados são aqueles que choram. Mas eles não devem e não vão chorar apenas por seus pecados. Eles vão chorar por outras coisas. Hoje veremos as próximas coisas que devemos lamentar.

2 – LAMENTAMOS PELA IGREJA

Esta é a segunda razão para lamentar, a igreja. Deveríamos lamentar pela igreja. A igreja é a família de Deus. Como nossa própria família, quando alguém está fazendo coisas que ele ou ela não deveria fazer, muitas vezes os pais choram por eles. Não é difícil ver pais chorando e lamentando por seus filhos que abandonaram seu caminho.

Da mesma forma devemos chorar pela igreja, quando a igreja não está indo na direção que Deus tem para ela.

A – Paulo e os efésios – A futura agonia da Igreja – Em Atos 20: 31 encontramos Paulo em sua despedida aos presbíteros da igreja, e ele menciona que seu ministério foi feito com lágrimas. “Atos 20:31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.” Aqui Paulo está dizendo aos presbíteros como foi difícil ministrar naquele lugar. Ele e seus companheiros tiveram que enfrentar lutas por dentro e por fora. Lágrimas foram derramadas por aquela igreja durante aquele tempo.

B – Paulo e os coríntios – A presença do pecado na Igreja – A igreja de Corinto deu trabalho a Paulo. Eles tinham tantos problemas e às vezes até consideravam a ideia de que ele não era um apóstolo, mesmo sabendo que foi ele quem começou a igreja. “2Coríntios 2:4 Porque, no meio de muitos sofrimentos e angústias de coração, vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que ficásseis entristecidos, mas para que conhecêsseis o amor que vos consagro em grande medida.” A igreja de Corinto era uma igreja que causava dor no coração de Paulo, fazendo-o chorar.

C – Paulo e os Filipenses – Membros que eram inimigos da Cruz de Cristo – A outra experiência que encontramos sobre o lamento pela igreja é a situação em que temos pessoas dentro da igreja que são inimigas da cruz de Cristo. Isto é o que Paulo encontrou na igreja de Filipos.“Filipenses 3:18 Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.” Ele encontrou pessoas que não reconheciam nem aceitavam o sacrifício de Cristo por eles. Eles pensaram que poderiam se salvar sem o sacrifício de Cristo.

Esses exemplos de lamento pela situação da igreja devem nos fazer chorar e prantear. Como você pode ver, há muitas razões para os líderes clamarem pela igreja, mas não são apenas os líderes que devem chorar, os membros também. Todos devem ser capazes de sentir a dor que pastores e presbíteros sentem quando membros da igreja tomam o caminho errado e fazem coisas que um cristão, um seguidor de Cristo não deve fazer.

Você provavelmente conhece alguém que era ativo na igreja, costumava ser um exemplo para os outros, e agora ele ou ela não está mais envolvido, e alguns nem acreditam mais nas mesmas coisas.

Sim, isso deve fazer todos nós chorarmos.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas