"Me dê, me dê, me dê!" Provavelmente não nos lembramos da fase de nossas vidas quando dizíamos isso, mas nos lembramos de nossos filhos e netos dizendo, até que nós ou outra pessoa entregasse os pontos e lhes dessem o que eles estavam pedindo.
Essa atitude deve refletir e estar presente nos estágios iniciais de nossas vidas. É uma época em que só queríamos tudo o que nossos olhos pudessem ver. Não importava se era muito caro, perigoso, ou se pertencia a outra pessoa. Nós simplesmente queríamos, e nossos pais deveriam pegar para nós.
Graças a Deus, crescemos, e as coisas mudaram, pelo menos para alguns de nós. Infelizmente, alguns ainda não experimentaram esse crescimento. Estamos assistindo na TV e na internet pessoas fazendo coisas loucas para conseguir o que querem. Eles se sentem no direito a essas coisas. Infelizmente, alguns estão recorrendo a roubos, não porque precisam, mas porque eles simplesmente querem mais.
No Salmo 131 Davi está falando sobre O Verdadeiro Contentamento, no versículo 1 ele nos diz que O Verdadeiro Contentamento é fruto da humildade, mas no versículo 2 ele diz mais uma coisa que descreve o verdadeiro contentamento.
2 – É FRUTO DO CRESCIMENTO – A segunda coisa que Davi compartilha conosco sobre contentamento é que o contentamento é fruto do crescimento pessoal. Isto é o que ele escreveu no versículo 2: [2] Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.” Você tem que crescer para ser capaz de superar o orgulho e o egoísmo. David neste verso nos dá duas maneiras de fazer isso. Vamos dar uma olhada neles.
A – Alma Calada e Sossegada – A primeira coisa que Davi menciona é que ele se calou e sossegou sua alma. Isto é o que devemos fazer com nossas almas, para torná-la quieta e sossegada. Quando crescermos e amadurecermos, seremos capazes de sossegar nossa alma. Todos os desejos e sonhos que temos serão colocados no lugar certo e sob supervisão. Seremos capazes de calar esse instinto de ir e pegar o que quisermos, mesmo que esteja longe do nosso alcance, ou não devemos tê-lo. É a capacidade de parar e avaliar se realmente precisamos ou se podemos pagar.
B – Quietos como uma criança nos braços de sua mãe
O segundo passo é a atitude de alguém que sabe que terá tudo o que precisa para viver. Depois de acalmar nossas almas, precisamos entender que não morreremos ou o mundo não acabará se não tivermos essas coisas. Davi nos diz que sua alma é como uma criança desmamada nos braços de suamãe. Ela será capaz de ficar quieta e tranquila porque a fonte para tudo o que ela precisa está lá com ela. Deus não vai deixar você ficar sem o que você realmente precisa, e a ênfase aqui é “REALMENTE PRECISA”. Devemos aprender a descansar no Senhor, sabendo que Ele cuidará de nós e de nossas necessidades. À medida que crescemos em nosso relacionamento com o Senhor, seremos capazes de confiar nele para suprir nossas necessidades cada vez mais.
Tenha um abençoado fim de semana,
Pastor Lucas